25 anos do Nobel de Literatura: legado crítico de José Saramago

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Periódico Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz em sua edição deste mês uma homenagem aos 25 anos do Prêmio Nobel de Literatura concedido ao escritor português José Saramago. A matéria assinada por Juliana Sehn traz avaliações de especialistas sobre sua obra e legado, destacando a perspectiva crítica do mundo e a denúncia das desigualdades sociais presentes em seus escritos.

De acordo com a docente Patrícia Cardoso, coordenadora da Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná, José Saramago era um militante comprometido com questões sociais relevantes, sendo além de escritor literário, um grande expressivo dos problemas universais que ultrapassam as barreiras da língua.

Outros destaques

A edição 136 do Cândido apresenta ainda outros destaques interessantes, como um ensaio fotográfico realizado por Larissa Maira, poemas de Ana Botner e Hannah Arendt (traduzidos por Daniel Arelli), conto escrito por Richard Roch e artigo na coluna Pensata escrito por Renan Hayashi. A obra na capa da revista é obra de Ju Coelho.

Leia também:  Tenista número 1 do mundo revela amor pela leitura e cria clube de leitura.

A edição também conta com uma entrevista com Violante Saramago, herdeira de José Saramago, além de depoimentos de admiradores que acompanharam sua única visita à Curitiba em 2000.

Acesse o portal candido.bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito da edição para conferir o especial sobre José Saramago e outros destaques da edição 136 do Cândido.

Notícia: Este mês, o periódico Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, apresenta um especial sobre o escritor português José Saramago, agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura há 25 anos. A matéria assinada por Juliana Sehn traz avaliações de especialistas sobre sua obra e legado, destacando a perspectiva crítica do mundo e a denúncia das desigualdades sociais presentes em seus escritos.
Outros destaques: Ensaio fotográfico de Larissa Maira, poemas de Ana Botner e Hannah Arendt, conto escrito por Richard Roch e artigo na coluna Pensata escrito por Renan Hayashi. Obra na capa da revista é de Ju Coelho.
Entrevista: Entrevista com Violante Saramago, herdeira de José Saramago, além de depoimentos de admiradores que acompanharam sua única visita à Curitiba no ano 2000.
Destaque: Docente Patrícia Cardoso destaca que José Saramago não era apenas um escritor literário, mas um militante comprometido com questões sociais relevantes. Sua habilidade em expressar problemas universais que ultrapassam as barreiras da língua foi um dos atributos que o destacou como candidato ao Prêmio Nobel.
Acesso: Para conferir o especial sobre José Saramago, basta acessar o portal candido.bpp.pr.gov.br ou fazer o download gratuito da edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *