5 Clássicos Brasileiros para Jovens Leitores

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, que é comemorado em 5 de maio, a SOMOS Literatura escolheu cinco livros brasileiros para incentivar novos leitores a se aventurarem na leitura de obras clássicas da literatura nacional.

Apesar de essas obras serem escritas em português, muitos jovens não se sentem motivados a lê-las. No entanto, essa fase pode ser interessante para ter um primeiro contato com livros que marcaram a história da literatura e fornecer modelos, termos de comparação e escalas de valores futuros.

Italo Calvino afirmou em “Por que ler os clássicos?” que a leitura dessas obras pode propiciar um olhar crítico em relação ao presente.

A SOMOS Literatura sugere os seguintes livros:

1. “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo – Editora Saraiva

O livro combina fatos históricos e biográficos do clássico “O Cortiço” com criação ficcional. Escrito por Ivan Jaf, remonta a vida do autor maranhense até o momento de escrita de sua obra-prima, em uma viagem literária à cidade do Rio de Janeiro do século XIX. Além disso, propicia um olhar crítico em relação ao presente.

Leia também:  Advogada se torna escritora e lança livro de crônicas

2. “Dom Casmurro”, de Machado de Assis – Editora Saraiva

O romance é narrado a partir do ponto de vista de Bentinho, que acredita ter sido traído por sua esposa Capitu. O livro é um marco do Realismo brasileiro e caracterizado pelo uso de ironias no estilo inconfundível de Machado de Assis.

3. “O Guarani”, de José de Alencar – Editora Ática

A história se passa durante o período colonial e conta sobre o amor conturbado entre Peri, indígena goitacá, e Ceci, filha do fidalgo português D. Antônio de Mariz. É considerado o grande épico do autor José de Alencar e se desenrola em cenários cinematográficos repletos de amor, aventura, vingança e planos de traição.

Leia também:  20 clássicos da literatura brasileira: conheça essas obras incríveis

4. “Claro Enigma”, Carlos Drummond De Andrade – Editora Record

A obra poética é composta por 51 poemas que tratam da existência humana em diversos aspectos como amor, morte e tempo.

5. “São Bernardo”, Graciliano Ramos – Editora Record

O romance conta a história do empresário Paulo Honorato que narra como passou por cima das pessoas para alcançar seus objetivos financeiros e como isso afetou sua vida pessoal.

Com essas sugestões, jovens podem se aventurar na leitura desses clássicos nacionais e descobrir novos horizontes literários. Os livros selecionados podem ser encontrados em diversas editoras com preços variados e são indicados para a literatura juvenil.

Notícia: No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, estabelecido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009 durante a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. O objetivo é incentivar a valorização do idioma português e desenvolver atividades relacionadas a ele. Com mais de 265 milhões de falantes em todo o mundo, o português é a língua mais utilizada no hemisfério sul. Nessa perspectiva, a leitura de obras clássicas nacionais é uma das formas de celebrar essa diversidade.
Sugestões de livros:
1. “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo Combina fatos históricos e biográficos com criação ficcional. Propicia um olhar crítico em relação ao presente.
2. “Dom Casmurro”, de Machado de Assis Marco do Realismo brasileiro. Caracterizado pelo uso de ironias no estilo inconfundível de Machado de Assis.
3. “O Guarani”, de José de Alencar Considerado o grande épico do autor. Conta sobre o amor conturbado entre Peri, indígena goitacá, e Ceci, filha do fidalgo português D. Antônio de Mariz.
4. “Claro Enigma”, Carlos Drummond De Andrade Obra poética composta por 51 poemas que tratam da existência humana em diversos aspectos como amor, morte e tempo.
5. “São Bernardo”, Graciliano Ramos Conta a história do empresário Paulo Honorato que narra como passou por cima das pessoas para alcançar seus objetivos financeiros e como isso afetou sua vida pessoal.
Leia também:  Programa Viver Melhor promove literatura infantil em comunidades carentes

Com informações do site Portal Hortolândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *