5 Clássicos da Literatura Brasileira para jovens leitores

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 5 de maio é celebrado o Dia Global da Língua Portuguesa em todo o mundo. Essa data foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante a quadragésima sessão da Conferência Geral da UNESCO, com o objetivo de incentivar as atividades que valorizem a língua portuguesa. Atualmente, mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes falam o idioma, tornando-o a língua mais utilizada no Hemisfério Sul.

Uma das formas de celebrar essa diversidade é incentivar a leitura de obras clássicas da nossa língua entre os jovens. No entanto, muitos jovens não se sentem motivados a ler essas obras, mesmo quando escritas em sua língua materna, caso não sejam incentivados adequadamente. Nesse sentido, essa é uma fase importante para ter o primeiro contato com livros que marcaram a história da literatura e que podem ser revisitados posteriormente.

Com o intuito de aproximar os jovens dos grandes clássicos neste Dia Global da Língua Portuguesa, a SOMOS Literatura selecionou cinco obras nacionais para incentivar a formação de novos leitores: “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo e Ivan Jaf; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “O Guarani”, de José de Alencar; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães.

Leia também:  Desafios superados: Leo vence Jabuti com livro infantil

Italo Calvino, um dos principais escritores italianos do século XX, afirmou em seu texto “Por que ler os clássicos?” que as leituras realizadas na juventude moldam as experiências futuras. Segundo Calvino, elas “fornecem modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores e paradigmas de beleza”. Portanto, é importante incentivar os jovens a ler obras clássicas da nossa língua para que possam ter essas experiências.

A unidade de Literatura da SOMOS Educação possui uma vasta coleção de mais de 1,6 mil obras em seu catálogo, com mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, abrangendo diversos gêneros literários. Os selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione são responsáveis por essa coleção de literatura infantojuvenil. Além disso, o Coletivo Leitor é uma iniciativa da área que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde a infância.

Leia também:  Prefeitura de Tatuí celebra abril literário

Os Clássicos como Instrumento de Formação

Portanto, o Dia Global da Língua Portuguesa é uma oportunidade importante para valorizar a língua portuguesa e incentivar a formação de novos leitores através da leitura de obras clássicas. A SOMOS Literatura apresenta cinco obras nacionais para aproximar os jovens desses grandes clássicos e formar novos leitores. A leitura de obras clássicas é uma forma de moldar a experiência dos jovens, fornecendo modelos, termos de comparação e escalas de valores para suas vidas. É importante incentivar a leitura dessas obras desde a infância para que possam ter essas experiências e expandir seus horizontes.

Notícia No dia 5 de maio é comemorado o Dia Global da Língua Portuguesa em todo o mundo. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009 durante a quadragésima sessão da Conferência Geral da UNESCO. O objetivo dessa efeméride é incentivar atividades que valorizem o idioma português, que é falado por mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais utilizada no hemisfério sul.
Objetivo Incentivar a leitura de obras clássicas da língua portuguesa entre os jovens e valorizar a língua portuguesa.
Obras selecionadas “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo e Ivan Jaf; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “O Guarani”, de José de Alencar; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães.
Importância da leitura de obras clássicas Segundo Italo Calvino, as leituras realizadas na juventude moldam as experiências futuras e fornecem modelos, recipientes, termos de comparação, esquemas de classificação, escalas de valores e paradigmas de beleza.
Catálogo da SOMOS Literatura Mais de 1,6 mil obras em seu catálogo, com mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, abrangendo diversos gêneros literários. Os selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione são responsáveis por essa vasta coleção de literatura infantojuvenil.
Coletivo Leitor Iniciativa da área que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *