5 escritoras negras que revolucionaram a literatura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Escritores negros têm deixado sua marca na história literária e continuam a fazê-lo até hoje. Para ajudá-lo a ampliar sua lista de leituras, selecionamos alguns autores que você definitivamente deveria considerar.

Uma das escritoras é Maria Aparecida da Silva Bento, também conhecida como Cida Bento, uma ativista brasileira que trabalha para reduzir as desigualdades raciais e de gênero no ambiente profissional. Em seu livro O Pacto da Branquitude, ela denuncia a universalidade da branquitude e suas consequências prejudiciais para qualquer alteração significativa na hierarquia das relações sociais.

Outra escritora importante é Conceição Evaristo, linguista e escritora brasileira que escreveu nas áreas de poesia, romance, conto e ensaio. Ela é uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no país. Em Olhos d’água, ela aborda a pobreza e a violência urbana que afetam a população afro-brasileira sem sentimentalismo, incorporando sempre a tessitura poética à ficção.

Leia também:  O clássico romance de Jane Austen ganha vida na Netflix

Luiz Gama foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro conhecido por ser o Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. Ele nasceu livre de mãe negra livre e pai branco, mas foi feito escravo aos 10 anos e permaneceu analfabeto até os 17 anos. As Trovas Burlescas são uma edição nobre que homenageia a figura deste grande homem público.

Djamila Taís Ribeiro dos Santos é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira que se tornou conhecida no país por seu ativismo na Internet. Em seu Pequeno manual antirracista, Djamila trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões após polêmica com governo

Importância dos escritores negros na literatura

Esses escritores negros fizeram uma enorme contribuição para a literatura brasileira e mundial. Suas histórias são importantes para entendermos a sociedade em que vivemos hoje. Com suas narrativas, eles trazem à tona questões relevantes sobre desigualdade racial e de gênero, pobreza, violência urbana e a luta contra o racismo.

Se você ainda não leu nenhum destes livros, recomendamos fortemente que você inclua-os em sua lista de leituras deste ano!

Autor(a) Obra Temas abordados
Maria Aparecida da Silva Bento O Pacto da Branquitude Desigualdades raciais e de gênero no ambiente profissional
Conceição Evaristo Olhos d’água Pobreza e violência urbana que afetam a população afro-brasileira
Luiz Gama As Trovas Burlescas Abolição da escravidão no Brasil
Djamila Taís Ribeiro dos Santos Pequeno manual antirracista Racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos
Leia também:  Prefeitura de Itanhaém inaugura novo Polo do Centro de Línguas e Literatura no Belas Artes

Com informações do site Capricho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *