8 livros para conversar sobre temas difíceis com crianças

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril de 2023, o site Porvir destacou a importância da literatura para crianças como ferramenta para abordar temas difíceis. Para ajudar nessa tarefa, foram selecionados oito livros brasileiros que podem ser utilizados em sala de aula para tratar de assuntos delicados, como bullying, identidade de gênero, luto, conflitos e sexualidade.

Uma das obras selecionadas para tratar sobre luto é “Agora pode chover”, de Celso Sisto com ilustrações de Anna Cunha. A história conta sobre Tatiana, que perdeu o avô e aprende a lidar com sua ausência.

Já para falar sobre identidade de gênero, “Pode pegar!”, da ilustradora Janaína Tokitaka, aborda como as crianças percebem os estereótipos de gênero sem preconceitos dos adultos. Na história, um coelho e uma coelha emprestam roupas e acessórios um ao outro, incentivando o debate sobre a construção da identidade.

Leia também:  EducaShow promove interação entre leitores e escritores regionais

Conheça outras obras selecionadas:

Em relação ao bullying, “Ernesto” da Blandina Franco com ilustrações de José Carlos Lollo instiga as crianças a pensar no personagem Ernesto e entender por que ele se sente tão solitário e diferente. A editora Fontanar disponibiliza um Manual do Professor com possibilidades para abordar essa obra na sala de aula.

Para tratar do tema prevenção ao abuso sexual temos “Leila”, de Tino Freitas com ilustrações de Thais Beltrame. O livro apresenta a história da baleia jubarte Leila que tem medo do assédio do seu vizinho e, com a ajuda dos amigos, encontra forças para dar fim às ameaças do agressor.

Em “O menino e o mar”, de Lulu Lima com ilustrações de Lalan Bessoni, temos uma conversa entre duas crianças sobre superação e coragem. Um menino que morre de medo da água encontra na menina, deficiente visual, uma visão poética do mar.

Leia também:  Mulheres de Literatura: mesa-redonda celebra trajetórias.

Já em “Lá e aqui”, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes, temos a percepção de uma criança sobre a separação dos pais e como eles fazem tudo para manter o amor e os cuidados mesmo não morando juntos.

Por meio das histórias é possível estimular o debate saudável sobre questões importantes na vida das crianças. A literatura infantil é uma forma acessível de abordar temas delicados com elas.

Tema Obra Autor(a)
Luto Agora pode chover Celso Sisto
Identidade de gênero Pode pegar! Janaína Tokitaka
Intimidação Ernesto Blandina Franco
Prevenção ao abuso sexual Leila Tino Freitas
Superação e coragem O menino e o mar Lulu Lima
Separacão dos pais Lá e aqui Carolina Moreyra e Odilon Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *