Agatha Christie: clássicos reescritos para novos leitores.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A HarperCollins, editora responsável pelas obras de Agatha Christie, está promovendo uma atualização nos livros da “rainha do mistério” para adaptá-los às “sensibilidades modernas”. A iniciativa visa atrair novos leitores que gostam de histórias de Roald Dahl ou dos livros de James Bond, escritos por Ian Fleming. De acordo com o jornal Sunday Telegraph, as novas edições, publicadas desde 2020, tiveram partes inteiras apagadas ou reescritas.

Uma comissão formada por “leitores sensíveis” revisou as histórias para remover insultos ou referências étnicas, bem como descrições físicas de alguns personagens. Os romances foram modificados principalmente nos casos em que seus protagonistas encontram pessoas fora do Reino Unido. Comentários sobre dentes e aparência física foram cortados. Os monólogos internos dos personagens principais foram removidos e as referências à repulsa por crianças foram alteradas. O vocabulário também foi modificado para excluir o termo “oriental” e a alusão racial a um servo negro foi retirada.

Leia também:  Semana Literária encanta crianças com histórias e personagens fantásticos

A HarperCollins criou novas edições de todas as aventuras de Miss Marple, bem como uma seleção de livros de Poirot. A empresa Agatha Christie Limited, administrada pelo bisneto da autora, James Prichard, é responsável pelos direitos autorais das obras tanto para literatura quanto para cinema.

A decisão editorial da HarperCollins tem gerado controvérsias. Muitos fãs dos livros da autora se perguntam se as adaptações não vão comprometer a integridade original das histórias. Por outro lado, a editora defende que as modificações são necessárias para que as obras possam continuar atraindo leitores em um mundo cada vez mais diverso.

Apesar das críticas, a HarperCollins tem recebido elogios por sua iniciativa de atualizar os livros de Christie e torná-los mais acessíveis para novas gerações. No entanto, alguns admiradores esperam que as versões originais das obras continuem disponíveis para quem preferir ler as histórias como foram escritas pela autora.

Leia também:  Emmanuel Carrère: mestre da ioga e da literatura
Notícia
Editora HarperCollins reescreve livros de Agatha Christie para adequá-los às “sensibilidades modernas”
Novas edições tiveram partes inteiras apagadas ou reescritas para remover insultos ou referências étnicas
Modificações foram feitas principalmente nos casos em que os protagonistas encontram pessoas fora do Reino Unido
Vocabulário foi modificado para excluir o termo “oriental” e a alusão racial a um servo negro foi retirada
HarperCollins criou novas edições de todas as aventuras de Miss Marple e uma seleção de livros de Poirot
Mudanças geraram questionamentos acerca da decisão editorial, mas também receberam críticas positivas por tornar as obras mais acessíveis para novas gerações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *