Alunos produzem livro de cordel com imagens em escolas públicas

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Crianças produzem literatura de cordel sobre fauna e flora nas escolas do Cabo

O projeto Versalizando Imagens, em seu segundo ano, tem como objetivo ensinar literatura de cordel através de oficinas em escolas públicas de Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco. As atividades são realizadas pelo poeta Esperantivo e pelo produtor fotográfico Renato Moura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação nas escolas em tempo integral da cidade.

Desenvolvimento de habilidades através da literatura de cordel

O projeto tem como foco a fauna e flora, com o tema “Florescer é crescer, preservação é nosso dever”. As oficinas ensinam a produzir cordéis com versos que descrevam as imagens da natureza. O livro resultante das oficinas será lançado em breve e terá fotos e versos como nos cordéis, unindo os dois conceitos do projeto. A prefeitura do Cabo viabilizará o livro e pretende-se realizar um documentário sobre as oficinas.

Leia também:  8 livros para conversar sobre temas difíceis com crianças.

Para o poeta Esperantivo, a expectativa aumentou nesta edição: “Queremos ver a emoção desses alunos quando estiver tudo pronto e que ele possa falar em casa: “eu faço parte de um livro que está na biblioteca da cidade ou da minha escola. Eu escrevi junto com os meus amigos da escola”. E a partir disso sentir a autoestima desses alunos sendo elevada”.

A importância do projeto para o aprendizado e meio ambiente

O projeto Versalizando Imagens tem sido fundamental para incentivar o aprendizado por meio da ludicidade e musicalidade da literatura de cordel, promovendo a interação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a escrita e a leitura. Além disso, aborda questões importantes sobre a conservação do meio ambiente. Ao final das atividades, os alunos terão seu trabalho publicado em um livro que ficará disponível nas bibliotecas da cidade e das escolas.

Leia também:  Moleque Piranha : a importância da literatura negra infantil

As oficinas têm sido um sucesso e os resultados das edições anteriores foram tão bons que surgiu a ideia de produzir um livro físico como registro do processo. A intenção é distribuir nas bibliotecas das escolas do Cabo.

O projeto Versalizando Imagens é uma forma criativa e dinâmica de ensinar literatura de cordel, incentivando o aprendizado e a preservação do meio ambiente através da produção literária.

Projeto Versalizando Imagens
Objetivo Ensinar literatura de cordel em escolas públicas de Cabo de Santo Agostinho
Tema deste ano Fauna e flora – “Florescer é crescer, preservação é nosso dever”
Atividades Oficinas semanais culminando no lançamento de um livro com fotos e versos como nos cordéis
Resultados Incentivo ao aprendizado por meio da ludicidade e musicalidade da literatura de cordel, além de abordar questões importantes sobre a conservação do meio ambiente
Publicação Livro será distribuído nas bibliotecas das escolas da cidade
Leia também:  Músico Marco Aurêh lança fábula infantil com ilustrações únicas

Com informações do site Diario de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *