Antonio Candido: a reedição da obra completa.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A editora Todavia lançará a obra completa do grande estudioso da literatura brasileira e um dos maiores escritores do século XX, Antonio Candido. Serão 17 volumes que contarão sobre sua excepcional trajetória nos campos da cultura e da política. Essa nova edição é uma oportunidade para os leitores conhecerem ou relembrarem um dos grandes intérpretes do Brasil.

No livro “Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos”, Candido explica como o sistema literário foi constituído no país. Ele aponta que somente a partir do chamado Arcadismo e do Romantismo é que houve um sistema consolidado, e o Brasil só chegou a esse padrão com Machado de Assis, que conseguiu assimilar a influência do passado, absorvendo também a escrita de autores estrangeiros.

Leia também:  Livros clássicos e contemporâneos que marcaram Curitiba

Candido defende que o caso Machado de Assis aponta para a questão histórica fundamental em sua fórmula. Com o sistema consolidado, o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos. O drama de como o país escravista produziu as “Memórias Póstumas de Brás Cubas” só foi equacionado no século XX.

Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro, numa família mineira da classe média, e estudou Ciências Sociais na jovem Universidade de São Paulo (USP), na fase da missão francesa formada por professores iniciantes e então desconhecidos: Claude Lévi-Strauss, Fernand Braudel, Roger Bastide e Jean Maugüé. No início dos anos 1940, Candido juntou-se a sua esposa Gilda, Paulo Emilio Salles Gomes e Décio de Almeida Prado na revista “Clima”. Ele escrevia críticas nos jornais paulistanos e compartilhou suas descobertas: os primeiros livros de Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto.

Leia também:  Literatura Contemporânea: 5 livros para o vestibular

A republicação da obra completa de Antonio Candido pela editora Todavia é uma oportunidade única para os leitores conhecerem ou relembrarem um dos maiores escritores brasileiros do século 20. Com sua análise sobre a literatura brasileira, ele ajuda a entender o país e seu sistema cultural.

Notícia
Editora Todavia republica obra completa de Antonio Candido
17 volumes serão lançados até o próximo ano
Primeira série inclui “Formação da Literatura Brasileira – Momentos Decisivos”, “Os Parceiros do Rio Bonito”, “Literatura e Sociedade”, “Iniciação à Literatura Brasileira” e “O Discurso e a Cidade”
Candido mostra como o sistema literário foi constituído no país e defende que o Brasil atingiu um certo padrão civilizatório por meio da cultura antes de ter uma sociedade moderna em termos sociais e políticos
Nova edição é uma oportunidade para os leitores conhecerem ou relembrarem um dos maiores escritores brasileiros do século 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *