Antonio Candido: obras essenciais para entender a cultura brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Cinco obras fundamentais do autor Antonio Candido de Mello e Souza estão de volta às livrarias

Antonio Candido de Mello e Souza, professor da Universidade de São Paulo, sociólogo, ensaísta e escritor, é um dos pioneiros da crítica literária no Brasil. Suas obras são fundamentais para compreender a formação cultural do país. A editora Todavia lançará cinco obras escritas por ele, incluindo seu trabalho mais importante, “Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos (1750-1880)”.

Nesta obra, Candido equacionou a “sistematização” da literatura brasileira e afirmou que a literatura do país é um galho secundário da portuguesa. Ele ajudou a definir o sentido da identidade nacional brasileira e a ideia de uma literatura brasileira propriamente dita surgiu somente com a consolidação do sistema literário no Realismo brasileiro com Machado de Assis.

Leia também:  Festop reúne arte, música e gastronomia em Dourados.

Outra obra importante de Candido é “Iniciação à Literatura Brasileira”, também disponível nesse primeiro lote de lançamentos. Ela explica as oitocentas páginas de “Formação da Literatura Brasileira” de forma compactada.

As obras de Antonio Candido são uma excelente oportunidade para compreender a formação da cultura brasileira por meio da literatura. O Brasil é um país com grande riqueza cultural e Candido ajudou a definir sua identidade nacional e literária.

É importante destacar que, enquanto as obras de Candido voltam às livrarias, acontecimentos mundiais preocupam especialistas. A Coreia do Norte está intensificando a produção de material nuclear e exibindo suas novas ogivas para o mundo. Especialistas afirmam que uma ogiva testada recentemente tem potencial para causar um “tsunami radioativo em ampla escala”.

Leia também:  Jornalista disputa ABL com Maurício de Sousa: Gibi não é literatura

Jornalista do The Wall Street Journal é preso na Rússia

Na Rússia, a liberdade de imprensa também é um problema. O jornalista Evan Gershkovich, do The Wall Street Journal, foi preso sob a acusação de espionagem enquanto investigava o complexo militar-industrial. As autoridades políticas têm medo dos jornalistas e, nesse caso, Gershkovich poderá ser condenado a 20 anos de reclusão em Moscou.

Notícia Destaque
Antonio Candido de Mello e Souza Cinco obras importantes para entender a formação cultural do Brasil foram publicadas por Antonio Carlos Prado e Fernando Lavieri. Destaque para “Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos (1750-1880)” e “Iniciação à Literatura Brasileira”.
Coreia do Norte O ditador Kim Jong-un intensifica produção de material nuclear e exibe novas ogivas, como o submarino de ataque nuclear Haeil, que especialistas afirmam ter potencial para causar um “tsunami radioativo em ampla escala”.
Rússia O jornalista Evan Gershkovich, do The Wall Street Journal, foi preso sob acusação de espionagem enquanto investigava o complexo militar-industrial. As autoridades políticas têm medo dos jornalistas e Gershkovich pode ser condenado a 20 anos de reclusão em Moscou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *