Biógrafo soluciona mistério da morte de Edgar Allan Poe

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Biógrafo consulta agentes do FBI para desvendar mistério da morte de Edgar Allan Poe

O escritor Edgar Allan Poe é um dos mais lidos e reconhecidos da literatura mundial. Ele é considerado o precursor de três gêneros literários importantes, sendo eles a ficção científica, neogótico e policial. Poe também é um fenômeno cultural, aparecendo em filmes, séries e músicas, além de ser muito popular em produtos de merchandising.

No dia 19 de janeiro, em homenagem ao aniversário de Poe, um vulto misterioso costuma visitar o seu túmulo em Baltimore, deixando três rosas vermelhas e uma garrafa de conhaque. Essa tradição é observada por fãs do escritor que se aglomeram para ver a figura espectral que brinda com o copo de conhaque.

Leia também:  Fesc de São Carlos promove evento cultural para incentivar literatura.

No entanto, a morte de Poe continua sendo um mistério cercado de teorias. O autor foi encontrado delirante nas ruas de Baltimore após sumir por três dias durante seu trajeto para Nova York. Diversas teorias sobre as causas da morte foram elaboradas, incluindo embriaguez, suicídio e até homicídio. De acordo com especialistas, já foram apresentadas mais de 22 teorias diferentes sobre a causa da morte do escritor.

Um biógrafo americano decidiu investir tempo e recursos para investigar o caso. Ele consultou até mesmo agentes do FBI e outros especialistas para desvendar o mistério que ronda a morte do escritor. Essa investigação resultou em uma obra lançada recentemente nos Estados Unidos, intitulada “A Mystery of Mysteries: The Death and Life of Edgar Allan Poe”, na qual o autor Mark Dawidziak apresenta diversas opiniões de acadêmicos, cientistas, médicos e arqueólogos sobre o caso.

Leia também:  Machado de Assis e a dissimulação capoeirista na literatura negra

É importante destacar que a morte excêntrica não é algo incomum na literatura. O tragediógrafo grego Ésquilo, por exemplo, faleceu aos 67 anos quando uma águia deixou cair uma grande tartaruga em sua cabeça.

Quem é? Escritor Edgar Allan Poe
Conhecido por: Precursores de três gêneros literários: policial, neogótico e ficção científica. Fenômeno cultural presente em diversos produtos de merchandising.
Morte: Enigma cercado de teorias diversas. Recentemente abordada pela obra “A Mystery of Mysteries: The Death and Life of Edgar Allan Poe”.

Com informações do site Cultura Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *