CAPES envia professores para divulgar literatura brasileira no exterior

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A CAPES seleciona professores para representar o Brasil em universidades estrangeiras

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) selecionou doze professores para representar o Brasil em universidades estrangeiras, promovendo autores, cultura e educação superior. A iniciativa faz parte do Programa Leitorado, um dos projetos da CAPES que busca disseminar a língua portuguesa e a literatura brasileira pelo mundo.

O programa seleciona profissionais com licenciatura e pelo menos um mestrado nas áreas de Linguística ou Letras para representarem o país em universidades estrangeiras. Os professores atuam promovendo autores, cultura e educação superior. Cada professor ficará no país anfitrião por até dois anos, podendo renovar por igual período.

Fernanda Morais, docente em João Pessoa (PB), é uma das selecionadas no último edital do Programa Leitorado. Ela irá trabalhar na Université Sorbonne Nouvelle na França e celebra a oportunidade de levar a riqueza linguística e literária do Brasil ao mundo: “É muito gratificante poder representar a história e cultura do país”. Clesiane Benevenuti, outra professora selecionada, já havia participado do programa durante seu doutorado-sanduíche na Itália. Agora, ela irá trabalhar na Universidade de Bologna.

Leia também:  Explosão literária no RN: novos talentos em destaque.

O Programa Leitorado é executado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e tem como objetivo divulgar a língua portuguesa, a literatura, a cultura e os estudos nacionais. A iniciativa é essencial para fortalecer o ensino da língua portuguesa no exterior e promover a diversidade cultural brasileira. Além disso, é uma oportunidade valiosa para os professores aprimorarem seus conhecimentos acadêmicos e culturais, levando suas experiências para as salas de aula brasileiras após o retorno ao país.

A iniciativa tem como objetivo disseminar a língua portuguesa no mundo e promover estudos nacionais em outras partes do planeta. Participar do edital exige formação específica nas áreas de Linguística ou Letras.

Notícia Destaque
José de Alencar nasceu em Fortaleza (CE) em 1829 e é um dos principais escritores da literatura brasileira do período Romântico. Data do seu nascimento é celebrada como o Dia da Literatura Brasileira.
O Programa Leitorado da CAPES seleciona professores para representar o Brasil em universidades estrangeiras, promovendo a cultura e a literatura brasileira. Doze professores serão enviados para países como Argentina, Cabo Verde, Canadá, França, Irlanda, Itália, Moçambique, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Uruguai.
Fernanda Morais e Clesiane Benevenuti são duas das docentes selecionadas para trabalhar na França e Itália, respectivamente. Programa tem como objetivo disseminar a língua portuguesa no mundo e promover estudos nacionais em outras partes do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *