Chico Buarque recebe Prêmio Camões em Portugal

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque de Hollanda recebeu o Prêmio Camões de Literatura em Sintra, Portugal, nesta segunda-feira (24/04). A honraria é concedida a autores que escrevem em língua portuguesa e contribuem para o “enriquecimento” da herança literária global. O prêmio é compartilhado pelos governos de Portugal e Brasil e tem um valor aproximado de R$ 560 mil.

Em 2019, Chico havia sido anunciado como vencedor do prêmio, porém o certificado não foi assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro. Desta vez, a entrega da honraria foi realizada na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sala do trono do Palácio de Queluz, onde nasceu D. Pedro I.

O júri responsável pela avaliação dos candidatos foi unânime na escolha do artista brasileiro: “O júri reconheceu o valor e a amplitude de uma obra multifacetada, dividida entre poesia, drama e romance. Seu trabalho transcende fronteiras e permanece como uma referência fundamental da cultura contemporânea”, afirmou o texto oficial do corpo de jurados.

Leia também:  Poesia de Conceição Evaristo: libertação ancestral

O doutor em letras com pós-doutorado em jornalismo pela Universidade do Porto, Antonio Hohlfeldt, um dos jurados brasileiros, destacou a diversidade da obra de Chico Buarque em termos de música, romance e dramaturgia. A disseminação e circulação do nome do autor nos países que falam português também influenciaram na escolha do nome.

Cerimônia de entrega do prêmio

A cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura a Chico Buarque foi vibrante e com muitos aplausos! Assista aos vídeos da recepção dele em Portugal e ao seu discurso, que ressalta a importância da literatura como forma de resistência política em tempos sombrios:

A professora associada no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Clara Rowland, também membro do júri, elogiou o brasileiro. “A transversalidade de Chico Buarque amplia as próprias fronteiras estritamente literárias do Prêmio Camões”, disse ela.

Leia também:  Evento multicultural agita Praça Antônio João

Chico Buarque é conhecido por manter discrição nas redes sociais e na sua rotina profissional. O reconhecimento internacional é merecido e coloca o artista ao lado de outros escritores brasileiros notáveis, como Raduan Nassar (2016), Alberto Costa e Silva (2014), Dalton Trevisan (2012), Ferreira Gullar (2010), João Ubaldo Ribeiro (2008), Lygia Fagundes Telles (2005) e Ruben Fonseca (2003).

Vídeo da recepção de Chico Buarque em Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=8Zf4n4Bwz40

Vídeo do discurso de Chico Buarque: https://www.youtube.com/watch?v=4M4fOJhPvIg.

Notícia
Chico Buarque recebe o Prêmio Camões de Literatura em Sintra, Portugal
Valor aproximado do prêmio é de R$ 560 mil e é compartilhado pelos governos de Portugal e Brasil
Júri unânime na escolha do artista brasileiro, reconhecendo a amplitude de sua obra multifacetada
Chico Buarque já havia sido anunciado como vencedor em 2019, mas não recebeu o certificado assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro
Cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sala do trono do Palácio de Queluz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *