Curitiba em Palavras: Livros que transformaram a cidade

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Pinó Editora sugere obras literárias para comemorar os 330 anos de Curitiba

Para celebrar o aniversário de 330 anos de Curitiba, a Pinó Editora apresenta uma lista de obras literárias que incluem poesia, ficção e prosa de autores contemporâneos e clássicos que são destaque no cenário literário do Paraná e do Brasil. As obras são recomendadas para aqueles que desejam conhecer melhor a cidade e seus habitantes – reais ou fictícios.

A primeira indicação da lista é Toda Poesia, de Paulo Leminski. O livro é uma coletânea de todas as poesias publicadas pelo autor em um livro acessível e breve. Leminski é um poeta curitibano que ganha destaque na literatura paranaense e nacional por seus versos notáveis, expressividade e linguagem coloquial.

Outra sugestão é A Palavra Algo, de Luci Collin. A escritora curitibana é conhecida por sua escrita experimental e íntima, desenvolvida com técnicas literárias inovadoras e temas da pós-modernidade. Em seu livro premiado em segundo lugar na categoria Poesia do prêmio Jabuti em 2017, ela explora as ambiguidades da língua e as dimensões das palavras.

Leia também:  Prêmio Literário Açorianos 2023 faz parceria contra fome

O Vampiro de Curitiba

O Vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan, é um dos títulos mais destacados do contista conhecido como um dos maiores da língua portuguesa. Na obra formada por 15 contos os personagens são movidos pela busca do prazer. O livro é direto, minimalista e tem elementos de humor e ironia.

Infinita Sinfonia, de Helena Kolody, é a maior compilação de obras da autora paranaense e contém mais de 500 poemas, fotos e textos escritos à mão pela autora. Helena Kolody se destacou por seus haicais — poemas de origem japonesa — sendo apontada como a primeira mulher a escrevê-los e publicá-los no Brasil.

A Suavidade do Vento, de Cristóvão Tezza, tem como protagonista um professor de português e escritor radicado em uma pequena cidade do interior paranaense. O livro marca a literatura contemporânea brasileira com personagens complexos.

Leia também:  José Saramago: Legado crítico após 25 anos do Nobel.

Por fim, Tudo pode ser Roubado, de Giovana Madalosso, traz uma narrativa divertida e um humor afiado. A protagonista é uma garçonete que acumula economias por meio de furtos durante encontros eventuais. A história muda quando ela conhece um cliente diferente dos outros.

As obras literárias apresentadas são sugestões para quem deseja conhecer melhor Curitiba e seus habitantes através das palavras. As obras são dos mais variados gêneros literários, desde poesia até ficção e prosa, abrangendo autores clássicos e contemporâneos do Paraná e do Brasil. É possível adquiri-las na Amazon ou no site da Editora Insight.

Livro Autor Gênero
Toda Poesia Paulo Leminski Poesia
A Palavra Algo Luci Collin Poesia
O Vampiro de Curitiba Dalton Trevisan Ficção/Contos
Infinita Sinfonia Helena Kolody Poesia
A Suavidade do Vento Cristóvão Tezza Prosa/Ficção
Tudo pode ser Roubado Giovana Madalosso Ficção/Humor
Leia também:  Projeto Cine Leitura leva literatura e cinema para crianças em São João da Barra

Esta tabela apresenta as obras literárias sugeridas pela Pinó para celebrar os 330 anos de Curitiba. As obras são de diversos gêneros literários, como poesia, ficção e prosa, e foram escritas por autores contemporâneos e clássicos do Paraná e do Brasil. As obras podem ser adquiridas na Amazon ou no site da Editora Insight.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *