Debate sobre Literatura de Cordel na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 25 de abril de 2023, aconteceu no auditório da Fundação Casa de José Américo em João Pessoa um debate sobre a literatura de cordel, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP), que reuniu professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. O evento teve como objetivo discutir contribuições teórico-metodológicas aos estudos, pesquisas e experiências de formação em cordel para a sala de aula.

O tema literário, mas afetivo, foi explicado pela coordenadora do projeto “Cordel na sala de aula”, professora Sayonara Gomes, que afirmou que a memória do passado faz parte de nossas vidas e que é por meio da literatura de cordel que queremos manter esses valores. A mediadora do evento foi a professora Lyndinalva de Lima Santiago Albuquerque, da Escola Municipal Américo Falcão.

Leia também:  10 dicas de leitura para entender a História mundial

Os palestrantes foram o Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto, cujo tema foi “O cordel e sua influência na alfabetização e aquisição da cultura escrita”; e o professor poeta Bento Junior, com o tema “A Cordelteca Bento Junior – relatos de experiência, impactos na aprendizagem”. Além disso, também participaram como palestrantes a professora mestra Jôse Pessoa de Lima; o professor poeta Manoel Belizário; e a participação especial do poeta popular Jatobá (Antônio Aldemir da Silva).

Para Luciana Dias, secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, o trabalho do cordel na sala de aula é importante porque “está com substancial intenção por trás disso tudo que é a conquista da criança no letramento, no aprendizado, na alfabetização”. Já a professora doutora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Beth Baltar, destacou a importância de levar a literatura de cordel para a sala de aula.

Leia também:  Maya Falks une literatura e maquiagem em programa inovador

O evento ofereceu uma oportunidade para discutir métodos de ensino inovadores e eficazes para auxiliar no processo de alfabetização. Além disso, foi possível entender a importância da literatura de cordel como uma ferramenta cultural e educacional para as crianças. Através das palestras e debates realizados pelos profissionais envolvidos no projeto “Cordel na sala de aula”, foi possível compreender que o trabalho com o cordel pode ajudar na formação integral do aluno.

Iniciativas como essa deveriam ser mais valorizadas e incentivadas pelas instituições educacionais em todo o país. A literatura é uma forma poderosa de despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento e pela cultura. É fundamental que as escolas renovem seus métodos pedagógicos para incluir atividades culturais em seus programas curriculares. E o projeto “Cordel na sala de aula” se mostra como uma proposta inovadora e necessária para o ensino brasileiro.

Leia também:  Livros infanto-juvenis desenvolvem estudantes da rede
Data 25 de abril de 2023
Local Fundação Casa de José Américo em João Pessoa
Tema Painel de apresentação do Cordel
Organizadores Sedec-JP, Degef e DPE
Palestrantes Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto e Professor poeta Bento Junior
Participantes Professores e gestores da Rede Municipal de Ensino
Objetivo Discutir contribuições teórico-metodológicas aos estudos, pesquisas e experiências de formação em cordel para a sala de aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *