Debate sobre Literatura de Cordel na Rede Municipal de Ensino de JP

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No último dia 25 de abril de 2023, a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa promoveu um encontro para discutir a literatura de cordel no auditório da Fundação Casa de José Américo. O evento, denominado “Apresentação do Cordel”, foi organizado pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE).

O objetivo do colóquio foi incentivar a discussão sobre a utilização do cordel como ferramenta pedagógica na sala de aula. Durante as palestras, foram abordadas questões como a importância do cordel para o aprendizado e a alfabetização.

A professora Sayonara Gomes, coordenadora do projeto “Cordel na sala de aula”, afirmou que a literatura cordelista é capaz de emocionar os alunos, além de preservar valores culturais. Beth Baltar, titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, ressaltou que iniciativas como essa são fundamentais para disseminar a literatura de cordel e enriquecer o repertório cultural dos estudantes.

Leia também:  Conheça as obras essenciais de José de Alencar

Debates e Palestras

O debate foi conduzido pela professora Lyndinalva de Lima Santiago Albuquerque, da Escola Municipal Américo Falcão, e contou com a participação de diversos palestrantes. O Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto falou sobre a influência do cordel na alfabetização e na aquisição da cultura escrita, enquanto o professor poeta Bento Junior apresentou sua experiência com a Cordelteca Bento Junior.

A professora mestra Jôse Pessoa de Lima, o professor poeta Manoel Belizário e o poeta popular Jatobá também contribuíram com suas reflexões sobre o tema. O colóquio teve a presença de professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, que compartilharam experiências bem-sucedidas no uso do cordel em sala de aula.

Leia também:  Literatura Infantil contra o bullying: uma arma poderosa

Além de fomentar debates e palestras, o evento foi uma excelente oportunidade para incentivar a utilização do cordel como instrumento pedagógico na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.

Data: 25 de abril de 2023
Evento: Colóquio “Apresentação do Cordel”
Organização: Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP)
Palestrantes: Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto, professor poeta Bento Junior, professora mestra Jôse Pessoa de Lima, professor poeta Manoel Belizário e poeta popular Jatobá
Objetivo: Fomentar debates sobre o uso do cordel na sala de aula para compartilhar contribuições teórico-metodológicas e preservar valores culturais
Público: Professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *