Dia Mundial do Livro: obras clássicas nos vestibulares e Enem

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. Para celebrar a data, selecionamos dez obras literárias brasileiras e estrangeiras que frequentemente aparecem nas provas do Enem e dos principais vestibulares do país.

A maioria das obras são da Literatura Brasileira, mas existem também obras estrangeiras consideradas clássicas que podem ser cobradas nas avaliações, como as da Fuvest e Unicamp.

Obras brasileiras imprescindíveis para as provas de vestibular

Entre as obras brasileiras mais relevantes para os vestibulares, destaca-se “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. A trama trata do romance entre Capitu e Bentinho, que começa na adolescência e segue até o casamento. Um possível triângulo amoroso surge com a entrada do personagem Escobar, deixando em aberto se Capitu traiu Bentinho ou não, tornando-a ainda mais intrigante.

Leia também:  Figura da literatura francesa, Philippe Sollers morre aos 86 anos

Outra obra importante é “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. O livro retrata a vida das pessoas que moram em um cortiço e apresenta uma perspectiva determinista. Do livro, surgem personagens importantes como João Romão, o dono do cortiço capitalista que explora principalmente sua esposa, e Miranda, um negociante português.

“Grande sertão: veredas”, de João Guimarães Rosa, é a obra-prima do autor mineiro que também aparece nas provas. A história é narrada por Riobaldo, um ex-jagunço do sertão mineiro, que conta sua história de amor com Diadorim (ou Reinaldo). A partir daí, Riobaldo passa a viver o conflito entre o bem e o mal, entre o pecado e a salvação.

“Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, aborda o amor idealizado entre Dirceu e Marília. O apaixonado poeta declara seu amor à jovem Maria Doroteia, mas também demonstra sua angústia por estar preso.

Leia também:  Rede Municipal de Ensino promove ações literárias inovadoras

“Macunaíma”, de Mário de Andrade, é um dos principais livros do modernismo no Brasil. A obra conta a história de Macunaíma, também conhecido como o herói sem nenhum caráter. Um dos maiores destaques do livro é a valorização da cultura nacional resultante do processo de miscigenação.

Obras estrangeiras relevantes para as provas

Entre as obras estrangeiras mais importantes para as avaliações está “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel. Considerada uma das principais obras da literatura mundial, o autor expõe claramente suas ideias no livro.

Essas obras são consideradas importantes na literatura brasileira e estrangeira e podem aparecer em provas do Enem e dos vestibulares. Elas abordam temas diversos como amor idealizado, miscigenação cultural e determinismo social.

Leia também:  Escritor Mia Couto fala sobre novo livro e cultura de paz em entrevista exclusiva.
Obras Literárias Autor Tema
Dom Casmurro Machado de Assis Amor e traição
O Cortiço Aluísio Azevedo Determinismo social
Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa Conflito entre o bem e o mal
Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga Amor idealizado
Macunaíma Mário de Andrade Miscigenação cultural
O Príncipe Nicolau Maquiavel Política e poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *