Encontro da literatura periférica em BH com acampamento cultural.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A cidade de Belo Horizonte receberá o 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos nos dias 21 e 22 deste mês, na Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro). O evento contará com a presença de escritores(as), performers e pesquisadores(as) de Minas Gerais, que participarão de conferências, grupos de debate, oficinas, feiras e apresentações culturais. O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e organizado pela A|Borda produtora cultural.

O tema principal do acampamento será a literatura marginal e periférica, que tem ganhado destaque nos últimos anos através da poesia oral dos saraus, slams e batalhas de rima. Esta forma de expressão oferece um ponto de vista alternativo sobre a sociedade e desafia as narrativas dominantes. O evento busca valorizar o circuito literário marginal e periférico que vem crescendo em Belo Horizonte, Minas Gerais e no país.

Leia também:  Debate sobre Literatura de Cordel reúne educadores em João Pessoa.

Com mais de 150 movimentos artísticos em Minas Gerais, que se desdobram em publicações independentes, projetos educacionais e acadêmicos, entre outros trabalhos, o acampamento quer reconhecer a literatura marginal como um patrimônio cultural importante para o estado. Além disso, o evento busca discutir ações para impactar as políticas culturais e educacionais nos territórios onde essa rede existe.

O acampamento mobilizou pessoas de Belo Horizonte, Região Metropolitana e outras cidades do estado, que terão a oportunidade de participar de conferências, grupos de debate, painéis e oficinas sobre o tema. Entre as atividades programadas para o primeiro dia estão o Seminário PalavrAção com Rogério Coelho e a Literatura LGBTQIAP+ e a diversidade transexual na arte com Tia Rafa. No painel da tarde serão discutidos temas como a literatura marginal com Poeta Veraz e as poéticas de mulheres dos slams de BH com Bruna Stéphane. Já no segundo dia, as atividades incluem oficinas sobre performance com Bim Oyoko e zine artesanal com Kadosh e Abelha, além de palestras sobre a literatura periférica do Coletivoz Sarau de Periferia e do Slam Clube da Luta com Dudu Luiz.

Leia também:  Desculpe, mas não é possível criar um título sem uma notícia específica. Por favor, envie a notícia para que eu possa ajudá-lo a criar um título impactante e informativo.

Os debates realizados durante o acampamento serão compilados em um livro-memória sobre o evento. O acampamento é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a literatura marginal e periférica, ampliar a visão sobre a sociedade através dessa perspectiva diferente e conhecer os principais atores desse movimento cultural em Minas Gerais.

Evento 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos
Data 21 e 22 de agosto
Local Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro), Belo Horizonte
Realização A|Borda produtora cultural
Financiamento Fundo Municipal de Cultura
Temática Literatura marginal e periférica
Atividades Conferências, grupos de debate, oficinas, feiras e apresentações culturais
Objetivos Valorizar a literatura marginal e periférica, reconhecê-la como patrimônio cultural importante para Minas Gerais e discutir ações para impactar as políticas de cultura e educação nos territórios onde essa rede existe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *