FLIPortela celebra centenário da Portela com literatura e samba

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escola de samba Portela, conhecida como Majestade do Samba, celebrará seu centenário em grande estilo com uma série de eventos na quadra da agremiação, que fica localizada na zona norte do Rio de Janeiro, entre os dias 28 e 30 deste mês. Uma das atividades que farão parte das comemorações é a Festa Literária da Portela, também conhecida como FLIPortela, em sua terceira edição.

A FLIPortela tem como objetivo proporcionar momentos descontraídos, prezando sempre pela informalidade para deixar o ambiente mais animado. Além disso, conta com uma programação variada que inclui lançamentos de livros, debates, saraus de poesias e homenagens à história portelense. A conversa sambista será uma das principais atrações.

Um dos destaques da FLIPortela é o debate “Um Defeito de Cor: narrativas de mulheres negras que atravessam sonho, ficção e realidade”, que acontecerá no sábado às 15h30. A obra escolhida pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga como tema para o enredo da Portela em 2024 será discutida por Ana Maria Gonçalves (autora), Flávia Oliveira (jornalista), Lúcia Xavier (coordenadora-geral da ONG Criola) e Ana Flávia Magalhães Pinto (diretora-geral do Arquivo Nacional), sob mediação da jornalista Lola Ferreira. Com o objetivo de estimular a leitura e popularizar a obra, haverá descontos na compra do livro.

Leia também:  Poeta catarinense Zanon fecha contrato com Editora Almedina

A FLIPortela tem como propósito acabar com o estereótipo de que o povo suburbano e periférico não consome literatura, inundando a agremiação de narrativas orais e escritas para estimular a divulgação do livro e incentivar o hábito de leitura. A autora Ana Maria Gonçalves defendeu a popularização da literatura, que ainda é vista como elitizada. Ela acredita que a biblioteca da Portela pode ser um caminho para aproximar a comunidade portelense dos livros.

Rogério Rodrigues, diretor do Departamento Cultural da Portela, pontuou que a aproximação da literatura com a escola de samba é uma tradição que facilita a troca de saberes e conhecimentos entre seus integrantes. Além do debate sobre “Um Defeito de Cor”, outras atividades compõem a programação da Festa Literária, como o painel sobre audiovisual como salvaguarda da memória cultural do samba, um especial sobre enredos literários da Portela seguido pela apresentação da Galeria da Velha Guarda cantando os sambas discutidos, além de oficina de cuíca, exibição de filmes e roda de conversa sobre os 100 anos de Portela e saraus de poesias. A biblioteca será inaugurada no último dia da festa.

Leia também:  Oficina virtual une jornalismo e literatura na UNIR.

A FLIPortela é o único festival literário organizado por uma escola de samba. As duas últimas edições foram afetadas pela pandemia de covid-19. A terceira edição promete ser um sucesso repleto de atividades diversas que vão desde debates enriquecedores até lançamentos literários imperdíveis.

Evento Data Local
Celebração do Centenário da Portela 28 a 30 deste mês Quadra da escola na zona norte do Rio de Janeiro
FLIPortela 28 a 30 deste mês Quadra da escola na zona norte do Rio de Janeiro
Debate “Um Defeito de Cor” Sábado às 15h30 Quadra da escola na zona norte do Rio de Janeiro
Programação variada 28 a 30 deste mês Quadra da escola na zona norte do Rio de Janeiro
Inauguração da biblioteca Último dia da festa Quadra da escola na zona norte do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *