Grandes Escritores Negros da Literatura Brasileira

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Autores negros consagrados na literatura brasileira são evidência de uma história rica e valiosa. Conhecer suas obras é fundamental para ampliar o conhecimento e a perspectiva de vida. Nesse relatório, apresentamos quatro desses autores: Cida Bento, Conceição Evaristo, Luiz Gama e Djamila Ribeiro.

Cida Bento é uma psicóloga e ativista brasileira que luta contra as desigualdades raciais e de gênero no ambiente de trabalho. Ela indica o livro “O Pacto da Branquitude”, denunciando a universalidade da branquitude e suas consequências nocivas para a mudança substancial na hierarquia social.

Conceição Evaristo é uma linguista e escritora brasileira aposentada, com vasta carreira como pesquisadora-docente universitária. Ela escreve poesia, romance, contos e ensaios. Evaristo indica o livro “Olhos D’água”, abordando a pobreza e a violência urbana que afetam a população afro-brasileira sem sentimentalismo, mas incorporando sempre a tessitura poética à ficção.

Leia também:  Unidades de ensino promovem ações literárias incríveis

Luiz Gama

foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro conhecido como Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. Filho de mãe negra livre e pai branco, tornou-se escravo aos 10 anos e permaneceu analfabeto até os 17. Sua indicação é a edição das “Trovas burlescas”, uma nobre contribuição que homenageia e celebra a figura do grande homem público, tribuno, jornalista, poeta e advogado de escravos que foi este cidadão brasileiro.

Djamila Ribeiro é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira conhecida por seu ativismo na Internet. Atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo. Ribeiro indica o livro “Pequeno manual antirracista”, onde apresenta caminhos de reflexão para aqueles que desejam aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

Leia também:  20 lançamentos de sucesso na Amazon: clássicos, biografias e mais!

A literatura negra tem muito a oferecer e vale a pena explorá-la. A leitura desses autores negros é uma importante maneira de entender melhor a história e cultura afro-brasileira, bem como ampliar nossas perspectivas sobre o mundo em geral.

Autor Indicação de leitura
Cida Bento “O Pacto da Branquitude”
Conceição Evaristo “Olhos D´água”
Luiz Gama “Trovas burlescas”
Djamila Ribeiro “Pequeno manual antirracista”

Com informações do site Capricho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *