Ioepa e Alepa se unem para valorizar literatura paraense.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Nesta segunda-feira (08), a Comissão de Direitos Humanos da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e a Editora Pública Dalcídio Jurandir se reuniram para discutir sobre o cenário literário paraense. O encontro teve como objetivo tratar sobre o financiamento do segundo Edital Literário Dalcídio Jurandir por meio de uma emenda parlamentar compartilhada, bem como sobre a compra do acervo literário da Ioepa e a produção de mais exemplares da obra “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta”.

O coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, afirmou que a Comissão da Assembleia Legislativa do Pará tem interesse em adquirir livros de autores paraenses para compor o acervo de bibliotecas comunitárias nas áreas rurais. A produção atual é composta por 99% de autores locais em um arquivo com cerca de 25 mil livros de 150 títulos publicados pela Editora da Ioepa.

Leia também:  Os 20 clássicos da literatura mundial - Aprenda com os grandes autores!

Quanto ao segundo Edital Literário, já foram assinadas emendas por cerca de dez deputados estaduais. O objetivo é coletar todas as assinaturas necessárias para dar entrada no destaque orçamentário da Assembleia Legislativa para o Governo do Estado. O Edital será lançado na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e incluirá uma obra premiada de cada uma das doze regiões de integração do estado, além de uma obra em quadrinhos e três obras sobre direitos humanos relacionadas a gênero e populações tradicionais.

Outro ponto discutido na reunião foi a produção de mais exemplares da obra “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta”, que será reproduzida com o auxílio de uma emenda parlamentar no valor de 10 mil reais. A obra, que teve apenas 300 exemplares publicados na primeira edição, foi lançada em abril na Câmara Municipal de Santa Maria do Pará.

Leia também:  Chico Buarque recebe Prêmio Camões após polêmica com governo

Com essa reunião, Ioepa e Alepa demonstram o compromisso em fomentar a literatura paraense e valorizar os autores locais, além de promover a leitura nas áreas rurais do estado. O segundo Edital Literário Dalcídio Jurandir é uma grande oportunidade para escritores de todas as regiões mostrarem seus talentos e contribuírem para a riqueza cultural do Pará.

.

Assuntos Detalhes
Emenda parlamentar compartilhada Financiará o segundo Edital Literário Dalcídio Jurandir
Compra de acervo literário Possibilidade de aquisição de parte do acervo da Ioepa
Produção de livros Produção de mais exemplares da obra “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta”
Interesse em adquirir livros Comissão da Assembleia Legislativa do Pará tem interesse em adquirir livros de autores paraenses para compor acervo de bibliotecas comunitárias nas áreas rurais
Assinaturas de emendas Já foram assinadas emendas por cerca de dez deputados estaduais para dar entrada no destaque orçamentário da Assembleia Legislativa para o Governo do Estado, visando à realização do segundo Edital Literário durante a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro
Leia também:  FGV Direito Rio oferece atividades complementares em literatura e ESG

Com informações do site Agência Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *