Líder indígena Ailton Krenak na Feira do Livro

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O escritor e líder indígena Ailton Krenak marcará presença na 50ª Feira do Livro de Santa Maria neste domingo (7) às 19h, na área “Livro Livre” do auditório do Colégio Marista Santa Maria. Ele será o pioneiro representante indígena a integrar a Academia Mineira de Letras e dialogará sobre suas obras, trajetória e vida com entrada franca.

Krenak é responsável por títulos como “O Amanhã Não Está à Venda”, “A Vida não é útil”, “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” e “Futuro Ancestral”. Suas publicações trazem reflexões e opiniões sobre os principais problemas socioambientais da atualidade, acumulados em suas jornadas pelo Brasil e pelo mundo. O papel do capitalismo e do colonialismo no processo de formação do povo brasileiro é um assunto frequente na obra de Krenak.

Leia também:  Encontro da literatura marginal e periférica chega a BH em evento imperdível

A presença de Krenak na feira é um reconhecimento para o trabalho de um grande pensador dos nossos tempos, trazendo representatividade para a Feira do Livro de Santa Maria. A conversa com o escritor suscitou tanto interesse que a organização da feira precisou mudar o local do evento. O auditório do Colégio Marista possui o dobro da capacidade do Theatro Treze de Maio, local previsto inicialmente.

Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, em Minas Gerais, no território ocupado pelo povo Krenak, que há décadas enfrenta as consequências da mineração. Foi na década de 1980 que ele iniciou a sua dedicação à causa indígena. Krenak participou da histórica Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988, onde pintou o rosto com tinta preta extraída da planta jenipapo, seguindo a tradição indígena brasileira, para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos dos indígenas brasileiros. O seu papel na Assembleia foi fundamental para a inclusão no texto constitucional do capítulo que garante o direito dos povos originários à terra e à cultura.

Leia também:  Dia do Livro em Cuba celebra literatura e indústria editorial

Os ingressos para o evento são limitados e gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Theatro Treze de Maio. Não perca a oportunidade de participar dessa conversa enriquecedora e esclarecedora com um dos grandes pensadores contemporâneos do Brasil.

Quem? Ailton Krenak
O que? Conversa sobre suas publicações, trajetória e vida na 50ª Feira do Livro de Santa Maria
Quando? Domingo (7) às 19h
Onde? Auditório do Colégio Marista Santa Maria
Por quê? Representatividade para a Feira do Livro de Santa Maria e importante legado para pensar em questões socioambientais e dar voz aos povos indígenas brasileiros

Com informações do site Diário, a Feira de Livros de Porto Alegre terá como destaque a literatura indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *