LiterArte: valorizando a literatura indígena brasileira.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona Sul de Teresina, lançou na última terça-feira (25) o projeto LiterArte, com o tema “Literatura autoral indígena brasileira: resistência à aniquilação étnica”. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e a escrita literária e outras habilidades artísticas dos alunos do ensino médio, além de promover a valorização da literatura indígena brasileira como meio de afirmação cultural e identitária.

Para a abertura do projeto, o professor historiador João Paulo Peixoto ministrou uma palestra sobre a cultura indígena, contribuindo para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos e ampliando seus conhecimentos sobre os povos originários e suas tradições. A escolha do tema foi motivada pela redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), que aborda os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil.

Leia também:  Pianista virtuoso inspira livro premiado

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Ceti, Iúna Paiva, a literatura é essencial no processo educativo por fornecer ferramentas para a proficiência no mundo enquanto linguagem. O projeto LiterArte se destaca por promover o letramento literário no ambiente escolar e abordar temáticas atualizadas, possibilitando a reflexão crítica dos estudantes e estabelecendo relações entre as diversas áreas do conhecimento.

O projeto LiterArte é uma iniciativa da escola desde 2009 e oferece atividades durante todo o ano letivo. A gestora da escola, Djanira Alencar, destaca que o projeto é um dos principais da escola por contribuir significativamente para o desenvolvimento dos alunos em várias habilidades artísticas e culturais.

O projeto LiterArte do Ceti João Henrique de Almeida Sousa visa estimular a leitura e a escrita literária e outras habilidades artísticas dos alunos do ensino médio, além de promover a valorização da literatura indígena brasileira como meio de afirmação cultural e identitária, ampliando o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários e suas tradições e abordando temáticas atuais que possibilitam a reflexão crítica. O projeto oferece atividades durante todo o ano letivo, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos em várias habilidades artísticas e culturais.

Leia também:  Semana de Poesia movimenta Biblioteca em Varginha
Projeto LiterArte Objetivos Atividades
Ceti João Henrique de Almeida Sousa – Estimular a leitura e escrita literária e outras competências artísticas dos alunos do ensino Médio
– Promover o entendimento da literatura indígena brasileira como meio de afirmação cultural e identitária
– Ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários e suas tradições
– Abordar temáticas atualizadas que oportunizam a reflexão crítica
Realização de palestras, atividades de leitura e escrita literária, abordagem de temáticas atualizadas, entre outras atividades durante todo o ano letivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *