Literatura e Rádio MEC: uma parceria de sucesso.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Arte Clube promoveu um bate-papo singular sobre a cultura de 1923, discutindo a importância da literatura na Rádio MEC. A emissora foi inaugurada no Brasil por Edgard Roquette-Pinto com o intuito de difundir educação, arte e cultura. Desde o início, a programação contava com a participação de escritores como Monteiro Lobato.

Cilza Bignotto, professora do Departamento de Letras da UFSCar, participou do programa e afirmou que a literatura está no DNA da Rádio MEC. Durante a conversa, ela compartilhou curiosidades sobre os bastidores da criação da emissora e refletiu sobre o papel do rádio na difusão da literatura e no incentivo à leitura. Cilza realizou a pesquisa para o livro “Figuras de autor, figuras de editor – As práticas editoriais de Monteiro Lobato”, publicado pela Ed. Unesp.

Leia também:  6º Festival Literário de Itajaí: Por uma cidade que lê com atividades gratuitas.

A Rádio MEC é uma das emissoras culturais mais importantes do Brasil e continua ativa até hoje. Seus programas abordam temas como música clássica, MPB, jazz e cultura em geral. A emissora valoriza as artes brasileiras e tem um papel importante na disseminação cultural no país.

O Arte Clube dedicou o bate-papo singular ao centenário da Rádio MEC, destacando a importância da literatura na programação da emissora. Ao longo dos anos, a rádio tem sido um importante veículo para divulgar obras literárias e incentivar a leitura entre os ouvintes.

Cilza Bignotto concluiu que a literatura é uma das principais características da Rádio MEC. Desde sua fundação, a emissora tem como objetivo difundir educação, arte e cultura por meio de sua programação. A Rádio MEC se tornou referência na valorização das artes brasileiras e continua até hoje a incentivar o hábito da leitura entre seus ouvintes.

Leia também:  Escrever para crianças x adultos: as diferenças
Notícia
Título No segundo episódio singular sobre a cultura de 1923, o Arte Clube discute a importância da literatura na Rádio MEC
Personagens principais Edgard Roquette-Pinto, Monteiro Lobato, Cilza Bignotto
Objetivo da Rádio MEC Difundir educação, arte e cultura
Destaque A relação e cooperação literária entre Roquette e Lobato, onde um dos contos deste último foi declamado nas primeiras transmissões da Rádio Sociedade
Reflexão O papel do rádio na disseminação da literatura e no incentivo à leitura para novos leitores
Rádio MEC Uma das mais importantes emissoras culturais do Brasil, criada em 1923, ainda em atividade até hoje, oferecendo programas que abordam temas como música clássica, MPB, jazz e cultura em geral
Conclusão O Arte Clube promoveu uma conversa singular sobre a importância da literatura na Rádio MEC, incluindo detalhes sobre a relação entre Roquette e Lobato e o papel da emissora na disseminação cultural brasileira. A conversa foi conduzida pela professora Cilza Bignotto, que compartilhou curiosidades sobre os bastidores da criação da estação e refletiu sobre a função do rádio como agente incentivador de novos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *