Literatura Infantil: A chave para laços afetivos e hábitos saudáveis

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

De acordo com o Relatório Brasileiro de Leitura, incentivar a leitura desde a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. A Upuerê Educação Infantil, líder no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, destaca a importância da literatura infantil como uma aliada na formação de laços afetivos e hábitos saudáveis nas crianças.

Segundo a coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil, Priscila Garcia, os primeiros anos de vida são fundamentais para o aprendizado da leitura. Contar histórias para os bebês ainda durante a gestação é um excelente começo para o desenvolvimento dos laços afetivos entre mãe e bebê. Durante a primeira infância, os livros infantis com muitas ilustrações e cores são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, da imaginação e da concentração das crianças.

Leia também:  Secec investe em prêmios literários para jovens

Na Upuerê, as crianças são incentivadas a lerem em conjunto com seus colegas em espaços abertos rodeados pela natureza. Essa prática permite que as crianças aprendam sobre os elementos e os animais presentes nos livros enquanto a história é contada. Além do desenvolvimento cognitivo, a literatura infantil também pode influenciar na criação de laços afetivos entre familiares e amigos.

Contar histórias para as crianças é uma atividade que ajuda a criar laços afetivos e desenvolver o raciocínio. Segundo Priscila Garcia, momentos coletivos de leitura – seja com amigos ou com os pais – são fundamentais para criar laços afetivos, pois as crianças se identificam com as personagens, compreendem os laços afetivos contados no livro e associam-nos com a vida real.

Leia também:  Literatura Infantil: 24% do Mercado Editorial Brasileiro.

Por fim, incentivar a leitura na primeira infância amplia o conhecimento das crianças acerca do mundo e de si mesmas, além de estimular o desenvolvimento emocional por meio da identificação que sentem com os personagens da leitura. Ter o hábito da leitura desde cedo é importante para manter essa atividade como parte da rotina mesmo depois da infância.

Importância da leitura infantil
Desenvolvimento cognitivo das crianças
Favorecimento da concentração e raciocínio
38% dos leitores leram um livro por apreciarem essa prática
Incentivo à leitura desde a gestação
Livros infantis com ilustrações e cores essenciais para o desenvolvimento
Leitura em espaços abertos rodeados pela natureza para aprendizado sobre elementos e animais presentes nos livros
Criação de laços afetivos entre familiares e amigos
Descoberta da leitura em momentos coletivos
Identificação com as personagens e compreensão dos laços afetivos contados no livro
Estímulo ao desenvolvimento emocional das crianças
Hábito da leitura desde cedo para manter como parte da rotina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *