Literatura marca história da Rádio MEC, revela pesquisadora.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A literatura é destaque na programação da Rádio MEC, aponta pesquisadora

Com o intuito de disseminar conhecimento, arte e cultura para todo o país, a Rádio MEC foi inaugurada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto. Desde o início, a emissora contou com a participação de escritores renomados em sua programação, como é o caso de Monteiro Lobato. A pesquisadora Cilza Bignotto, do Departamento de Letras da UFSCar, analisa a relação de amizade e colaboração literária entre Roquette e Lobato.

Bignotto traz particularidades sobre os primórdios da emissora e informações interessantes sobre a sua criação. Ela destaca o papel do rádio na divulgação literária e no incentivo à leitura, principalmente para novos leitores. A análise foi feita para o livro Figuras de autor, figuras de editor – As práticas editoriais de Monteiro Lobato (Ed. Unesp).

Leia também:  Tobias Carvalho vence Livro do Ano no Troféu Açorianos de Literatura 2022

A amizade entre Monteiro Lobato e Edgard Roquette-Pinto teve início nas primeiras transmissões da Rádio Sociedade, quando um conto escrito por Lobato foi declamado ao vivo. A partir disso, os dois se tornaram amigos e iniciaram uma colaboração literária significativa.

A presença de escritores na programação da Rádio MEC desde as primeiras transmissões evidencia a importância da literatura na propagação da cultura no país. A emissora contribuiu para incentivar novos leitores e divulgar a produção literária brasileira.

O programa Arte Clube preparou uma edição especial em comemoração aos cem anos da Rádio MEC. Nele, é possível conhecer mais sobre a história da emissora e sobre como ela contribuiu para o desenvolvimento cultural do país.

Leia também:  Unidades de Ensino Promovem Ações Literárias Inovadoras

Em suma, a pesquisadora Cilza Bignotto destaca, em entrevista exclusiva, a importância da literatura na programação da Rádio MEC estabelecida por Edgard Roquette-Pinto em 1923. Ela traz informações curiosas sobre os primórdios da emissora, reflete sobre o papel do rádio na divulgação literária e no incentivo à leitura, além de abordar a amizade entre Monteiro Lobato e Edgard Roquette-Pinto. O programa Arte Clube presta homenagem à Rádio MEC em seu centenário.

Notícia: O segundo episódio singular sobre a perspectiva cultural de 1923 apresenta a importância da literatura na Rádio MEC, estabelecida por Edgard Roquette-Pinto.
Docente: Cilza Bignotto, do Departamento de Letras da UFSCar.
Colaboração: Monteiro Lobato e Edgard Roquette-Pinto tiveram uma colaboração literária significativa.
Programa: O Arte Clube traz um especial em comemoração aos cem anos da Rádio MEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *