Literatura Marginal: Eduardo Ezus lança Chama com Dois Olhos Andando

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Livro “Chama com Dois Olhos Andando” traz destaque à literatura marginal contemporânea. Publicado em 2023 pela Editora Casatrês e escrito por Eduardo Ezus, o livro se liga à tradição da literatura marginal, que é um nicho do campo literário que compreende diversos aspectos, como personagens social e economicamente excluídos e marginalizados ou o próprio livro e seus processos produtivos e circulatórios.

A professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda explica que a literatura marginal é toda aclamação, enquanto fenômeno social, expressão de guetos, escrita do “outro”, denúncia.

O livro de Eduardo Ezus se destaca por trazer à tona a literatura marginal contemporânea. As narrativas exploram habilmente a plasticidade da linguagem com diferentes recursos e reafirmam seu valor ao trazer figuras invisíveis às sombras da injustiça e desigualdade.

Leia também:  Biblioteca Escrava Anastácia: literatura afrodescendente em SC.

Entre os contos que compõem o livro, está “Perdendo tempo com essa besteira”, cujo título irônico alude ao instante em que o protagonista, um catador, detém-se na leitura de um livro encontrado no lixo no dia do seu cinquentenário. A narrativa é permeada de metáforas e aliterações que causam repulsa e dor em nós.

A literatura marginal é uma forma de expressão que denuncia a exclusão social e econômica, dando voz aos marginalizados. O livro de Eduardo Ezus cumpre importante papel nesse quesito, lembrando-nos que é preciso incomodar. A função da literatura na sociedade pode assumir também o papel de ampliar nosso mundo e fazer-nos extrapolar nossas pequenas bolhas de classe média letrada.

Leia também:  Antonio Candido e a obra completa de um mestre dos mestres.
Notícia: A obra contemporânea “Chama com Dois Olhos Andando” está disponível no mercado livreiro desde 2023, publicada pela Editora Casatrês.
Autor: Eduardo Ezus
Gênero literário: Literatura marginal
Importância: O livro reafirma o valor da literatura marginal ao trazer figuras invisíveis às sombras da injustiça e desigualdade.
Conto destacado: “Perdendo tempo com essa besteira”, que aborda a história de um catador que encontra um livro no lixo no dia do seu cinquentenário.
Função da Literatura: Ampliar nosso mundo e fazer-nos extrapolar nossas pequenas bolhas de classe média letrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *