Literatura na cidade: interação com mobiliário urbano

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

As interações culturais por meio do mobiliário urbano podem ser uma maneira de incentivar a curiosidade e atração dos leitores enquanto caminham pelas cidades do Brasil. A iniciativa, que tem sido bem-sucedida em outros lugares, pode ser otimizada em território nacional.

Um exemplo dessa ideia é o prédio principal da Biblioteca Pública de Nova York, que tem diversas placas de metal incrustadas no chão contendo citações literárias de diferentes estilos e autores. Além de estimular a curiosidade dos leitores, essas placas também chamam a atenção de quem passa pelo local, tornando-se um elemento de interação com o entorno do imóvel histórico e socialmente relevante.

Essa iniciativa é altamente benéfica porque estimula a visitação ao prédio principal da biblioteca, além de promover interações culturais entre os passantes. No Brasil, ainda há muito espaço para aproveitar o potencial das interações culturais com mobiliário urbano nas cidades brasileiras, como o uso de murais ou cartazes em postes e a ilustração de citações literárias nas estações de metrô.

Leia também:  Oficina de arte e literatura encerra exposição no MARP

Uma ideia interessante é a exibição de marcas de patrocinadores por meio da projeção de imagens, evitando a inclusão em prédios tombados. Com a retomada do patrocínio através da Lei Rouanet, novos empreendimentos devem surgir, despertando ainda mais a criatividade tanto no mundo físico quanto no virtual, especialmente nas cidades que geram e difundem ideias pelo país.

Com a criação de novos projetos, é possível utilizar o mobiliário urbano para incentivar as interações culturais nas cidades brasileiras. As possibilidades são muitas, como murais em fachadas de prédios, ilustrações em estações de metrô e projeções de marcas de patrocinadores, e podem estimular ainda mais a criatividade nas cidades brasileiras.

Notícia
Gustavo Martins de Almeida publicou artigo sobre interações culturais com mobiliário urbano no Brasil
Biblioteca Pública de Nova York utiliza placas com citações literárias na calçada para estimular a curiosidade dos leitores
Prédios e empenas podem ser utilizados para murais ou cartazes em postes, ilustrações em estações de metrô e projeções de marcas de patrocinadores
Retomada do patrocínio através da Lei Rouanet pode estimular ainda mais a criatividade nas cidades brasileiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *