Literatura Negra: Ocupando Espaços e Movendo as Estruturas

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Literatura valorizada no Brasil ainda tem desigualdades – O conceito de Sankofa, originário da África, prega a importância de aprender com o passado para moldar o futuro. Para isso, a instrução é fundamental e livros de literatura são essenciais para potencializar o avanço. No entanto, a literatura valorizada social e academicamente no Brasil ainda é influenciada por aspectos como cor, sexo, classe e região.

Apesar disso, existem iniciativas que buscam destacar a literatura produzida por pessoas negras. Em novembro do ano passado foi realizado o 1º Festival Pernambucano de Literatura Negra, que contou com a participação de autoras negras e um público diverso. Porém, o festival enfrentou dificuldades financeiras por falta de patrocínios.

Em uma postagem nas redes sociais do apresentador Ad Junior sobre a dificuldade de eventos liderados por pessoas negras em conseguir investimentos por parte de empresas, a escritora idealizadora do festival comentou que apesar das poucas empresas que apoiaram o evento, ele foi impactante e potente.

Leia também:  Deborah Levy: a trilogia que desafia gêneros literários.

O objetivo do festival foi evidenciar os escritos produzidos por pessoas negras e mostrar que elas estão presentes escrevendo, contando histórias e contribuindo com saberes, intelectualidade e cultura. No entanto, é importante questionar se as pessoas estão consumindo literatura produzida por autores negros e se escolas e universidades estão incluindo esses autores em suas bibliografias recomendadas.

É necessário criar novos espaços pensados por pessoas negras para promover sua literatura e ocupar os espaços já existentes. Ser antirracista é buscar equidade nos mais diferentes campos e consumir literatura produzida por pessoas negras é um passo importante nessa direção.

Notícia Destaque
O conceito de Sankofa Prega a importância de voltar às raízes e aprender com o passado para moldar o futuro
Literatura valorizada no Brasil Ainda tem cor, sexo, classe e região
1º Festival Pernambucano de Literatura Negra Iniciativa que buscou destacar a literatura produzida por pessoas negras
Escritora idealizadora do festival Comentou sobre as dificuldades de eventos liderados por pessoas negras em conseguir investimentos por parte de empresas
Consumo de literatura produzida por autores negros É importante questionar se as pessoas estão consumindo literatura produzida por autores negros e se escolas e universidades estão incluindo esses autores em suas bibliografias recomendadas
Criar novos espaços pensados por pessoas negras Para promover sua literatura e ocupar os espaços já existentes
Ser antirracista Buscar equidade nos mais diferentes campos e consumir literatura produzida por pessoas negras é um passo importante nessa direção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *