Literatura periférica em acampamento cultural em BH.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos dará destaque à literatura periférica em Belo Horizonte. O evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 deste mês na Poeint Barreiro, reunirá escritores(as), performers e pesquisadores(as) de todo o estado de Minas Gerais em uma programação intensa de palestras, grupos de discussão, oficinas, feiras e apresentações culturais.

O projeto do acampamento foi idealizado pela A|Borda produtora cultural e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Com foco na literatura marginal e periférica, o evento tem como objetivo reunir a cena literária que vem crescendo em Belo Horizonte, Minas Gerais e no país. Mais de 150 movimentos de saraus, slams e batalhas no estado se desdobram em publicações, editoras independentes, projetos educacionais e muito mais.

Leia também:  Ex-presidiário palestra sobre empreendedorismo literário

O evento também discutirá ações para impactar as políticas culturais e educacionais dos territórios onde essa rede literária existe. Pessoas de várias regiões do estado foram mobilizadas para participar do evento gratuito.

Programação

No dia 21, haverá palestras e grupos de discussão com temas diversos como a literatura LGBTQIAP+ e a diversidade transexual na arte, a literatura marginal de Ferréz e as poéticas das mulheres dos Slams de BH. À noite, as apresentações culturais serão realizadas.

No dia 22, pela manhã, serão realizadas oficinas de preparação para palco, performance e zines artesanais. À tarde, haverá painéis sobre pesquisa e a literatura periférica do Coletivo Sarau da Periferia e Slam Clube da Luta. Também haverá palestras sobre processos editoriais de mulheres no mercado mineiro.

Leia também:  Curso online grátis sobre Literatura de Cordel: aprenda os primeiros passos!

O evento será encerrado com o lançamento do livro-memória que será resultado dos debates ocorridos durante os dois dias do acampamento. O objetivo principal é reconhecer a literatura marginal e periférica como um patrimônio cultural de Minas Gerais.

Não perca a oportunidade de conhecer a cena literária marginal e periférica de Minas Gerais neste evento gratuito e aberto ao público.

O que? 1º Acampamento Cultural Diversos e Diálogos
Quando? Dias 21 e 22 de agosto
Onde? Instituição escolar municipal Poeint Barreiro
Objetivo: Reunir escritores(as), performers e pesquisadores(as) de todo o estado de Minas Gerais para dois dias intensos de programação com palestras, grupos de discussão, oficinas, feiras e apresentações culturais. Discutir ações para impactar as políticas culturais e educacionais dos territórios onde essa rede literária existe. Lançamento do livro-memória que será resultado dos debates ocorridos durante os dois dias do acampamento.
Foco: Literatura marginal e periférica, com destaque para a poesia oral dos saraus, slams e batalhas de rima – eventos que surgem nas periferias da cidade à margem dos espaços oficiais de lazer e cultura.
Participantes: Escritores(as), performers e pesquisadores(as) de Belo Horizonte, Região Metropolitana, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, Viçosa, Ipatinga e Timóteo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *