Livro de contos eróticos brasileiros é lançado em BH

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A cidade de Belo Horizonte foi palco do lançamento do livro “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”, organizado pela escritora, pesquisadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Eliane Robert Moraes, na última terça-feira (28/3). O projeto República Jenipapo, uma aliança da Livraria Jenipapo com o Projeto República, da UFMG, coordenado pela professora Heloísa Starling, marcou presença na ocasião.

A obra, chancelada pelo editor do “Suplemento Pernambuco” – jornal literário da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Schneider Carpeggiani, lança luz sobre zonas cinzentas da história da República brasileira ao observar como autores trataram a questão do corpo e da sexualidade ao longo do tempo. A historiadora Heloísa Starling também esteve presente no lançamento.

Leia também:  Literatura desvenda polarização da sociedade.

Essa é a continuação de outra coletânea, “O corpo descoberto – Contos eróticos brasileiros (1852-1922)”. Ambas foram organizadas por Eliane Robert Moraes e derivam de uma antologia da poesia erótica brasileira que ela capitaneou em 2015. Segundo a pesquisadora, os trabalhos se impuseram pela necessidade de preencher uma lacuna na literatura nacional.

Para Eliane, a pornografia brasileira sempre foi considerada desorganizada se comparada com a francesa, indiana e alemã. Por isso, era necessário organizar as antologias para entender o gênero e cuidar da representatividade literária no Brasil. A partir de meados do século 19, a literatura brasileira começa a ter uma foto na carteira de identidade e, no caso da erótica, isso é ainda mais evidente.

Leia também:  Parque Industrial: marco da literatura proletária.

“Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo, uma obra fundante em que realmente essa marca reconhecível do erótico aparece, foi o marco inicial para a autora. Tomando como ponto de partida o ano de 1852, Eliane encontrou muito material que não caberia em um livro só. Por isso, ela optou por lançar dois volumes, entendendo que 1922 representa uma demarcação muito nítida na história brasileira e literária.

Com suas antologias, Eliane busca resgatar obras literárias pouco conhecidas ou esquecidas pelo público atual e trazer à luz a riqueza e diversidade da produção erótica brasileira ao longo dos anos.

Data 28/03/2022
Evento Lançamento do livro “O corpo desvelado – Contos eróticos brasileiros (1922-2022)”
Organizadora Eliane Robert Moraes
Local Belo Horizonte
Parceria Projeto República Jenipapo, aliança da Livraria Jenipapo com o Projeto República da UFMG
Presenças Eliane Robert Moraes, Schneider Carpeggiani e Heloísa Starling
Objetivo Refletir sobre a literatura erótica brasileira e resgatar obras literárias pouco conhecidas ou esquecidas pelo público atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *