Livro gratuito de literatura da Guiana Francesa e Suriname reflete a realidade social e cultural dos países.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A literatura do Platô das Guianas é o tema do livro “Literatura, decolonialidade e trânsitos: Guiana Francesa e Suriname”, organizado pela Professora Doutora Natali Fabiana da Costa e Silva. A obra, resultado de pesquisas de campo financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pode ser baixada gratuitamente na internet.

O livro é uma coletânea de textos de pesquisadores de cinco universidades brasileiras, guianenses e surinamesas, divididos em três partes. A primeira contextualiza a região geograficamente, politicamente e socialmente; a segunda é dedicada à literatura do Suriname e da Guiana Francesa; e a terceira traz reflexões dos dois países em diálogo com a produção brasileira e caribenha.

Segundo a organizadora do livro, os escritos críticos sobre a produção literária do Platô das Guianas são escassos, o que dificulta o acesso à reflexão literária local. O livro fornece informações científicas sobre a região e contribui para a compreensão da riqueza geográfica, ecológica, cultural, política e linguística das Guianas.

Leia também:  Incentivo à literatura movimenta Biblioteca Pública de Varginha

A publicação é uma iniciativa importante para promover a literatura desses dois países pouco explorados nos estudos críticos brasileiros. A disponibilidade do livro na internet contribui para a democratização do conhecimento sobre a produção literária no Platô das Guianas.

Reflexões sobre a literatura e realidade das Guianas

De acordo com a Professora Natali Silva, uma das principais contribuições do livro é trazer reflexões sobre a literatura e realidade desses dois países integrantes do Platô das Guianas, uma região onde o Amapá também está inserido. Apesar de ser difícil avaliar o impacto que obras críticas literárias possam ter para o desenvolvimento cultural e socioeconômico, esse trabalho tem um ponto favorável: há poucos pesquisadores de literatura das Guianas, assim o que é produzido acaba sendo inédito e como isso está associado à Universidade Federal do Amapá estão na vanguarda na produção científica dos estudos literários.

Leia também:  Autores baianos em destaque: mesa-redonda literária.
Notícia: Livro “Literatura, decolonialidade e trânsitos: Guiana Francesa e Suriname” é lançado
Organizadora: Profa. Dra. Natali Fabiana da Costa e Silva
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Conteúdo: Produção literária do Suriname e da Guiana Francesa e reflexões sobre diálogo com outras áreas do saber e o entorno geográfico
Divisão: Três partes: contextualização geográfica, literatura dos países e reflexões em diálogo com a produção brasileira e caribenha
Autores: Pesquisadores de cinco universidades brasileiras, guianenses e surinamesas
Impacto: Contribui para a democratização do conhecimento sobre a produção literária no Platô das Guianas e promove a literatura desses dois países pouco explorados nos estudos críticos brasileiros

Com informações do site Alyne Kaiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *