Mauricio de Sousa desafia literatos na eleição da ABL.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Nesta quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, ocorrerá uma eleição na Academia Brasileira de Letras (ABL) para preenchimento da cadeira número 8. O caricaturista Mauricio de Sousa é um dos seis concorrentes à vaga, que tem gerado controvérsia no meio literário e entre os brasileiros, com debates acalorados sobre a relação entre histórias em quadrinhos e alta literatura, e se um desenhista “merece” estar numa “casa de escritores”.

Mauricio de Sousa é o candidato mais popular entre a opinião pública. No entanto, a ABL é responsável pela decisão e seus membros já tinham outro nome em mente, o filólogo Ricardo Cavaliere, que concorreu em outra ocasião em 2021. Até o caricaturista se candidatar, segundo um acadêmico ouvido pelo Estadão, a eleição era de Cavaliere – professor com experiência na área de Letras e Linguística e autor de obras importantes. A entrada de Mauricio de Sousa na disputa pela vaga dividiu os imortais e o resultado desta quinta-feira não será unânime.

Leia também:  EducaShow promove encontro de leitores e escritores do Alto Tietê

A Academia Brasileira de Letras, inaugurada em 1897, conta sempre com 40 acadêmicos escolhidos pelos próprios imortais. O título dá prestígio ao escolhido e benefícios. Em recente entrevista ao Estadão, Mauricio de Sousa se mostrou inseguro com relação à eleição e afirmou que sua experiência na Academia Paulista de Letras foi um impulso para ele tentar entrar na ABL.

Caso não seja eleito, espera-se que Mauricio de Sousa tente novamente depois, preparando o terreno numa pré-candidatura informal, como é praxe. No entanto, é importante salientar que alguns grandes autores nunca se interessaram em se candidatar. E alguns imortais não entraram exatamente para a história da literatura brasileira.

Leia também:  Obsolescência da literatura é resultado de uniformização editorial.

Os outros concorrentes à cadeira número 8 da ABL são: Joaquim Branco, Eloi Angelos G. D’Arachosia, José Alberto Couto Maciel e James Akel.

Notícia O caricaturista Mauricio de Sousa pode se tornar o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras, disputando a cadeira número 8.
Data da eleição 27 de abril de 2023.
Principais candidatos Mauricio de Sousa e Ricardo Cavaliere.
Outros candidatos Joaquim Branco, Eloi Angelos G. D’Arachosia, José Alberto Couto Maciel e James Akel.
Processo de eleição A escolha é feita pelos membros da Academia Brasileira de Letras, que contam com 40 acadêmicos escolhidos pelos próprios imortais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *