Obra de Agatha Christie é editada para eliminar racismo.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A HarperCollins modifica obras de Agatha Christie para remover trechos considerados racistas ou ofensivos. A editora tem realizado mudanças desde 2020 em algumas edições de livros estrelados por dois personagens icônicos da autora: Hercule Poirot e Miss Marple. As alterações incluem a remoção de palavras ofensivas ou que se referem a grupos sociais marginalizados, além de outras correções feitas por profissionais da literatura para levantar trechos possivelmente ofensivos.

Hercule Poirot e Miss Marple são personagens essenciais na obra da escritora britânica, e foram criados entre as décadas de 1920 e 1970. Algumas histórias acontecem fora da Grã-Bretanha. Um exemplo é a mudança feita em “Morte no Nilo”, de 1937, título protagonizado por Poirot. Em uma cena do romance, uma personagem reclama de um grupo de crianças chamando-as de “nojentas”. Na nova versão do trecho, o diálogo não faz menção à palavra “nojenta”. Outra edição implementada foi em “Um Mistério no Caribe”, de 1964, com Miss Marple. Em uma cena do livro, a detetive amadora se refere aos dentes brancos de uma funcionária de hotel como “adoráveis”. O trecho foi removido.

Leia também:  20 clássicos da literatura brasileira: conheça essas obras incríveis

As mudanças foram realizadas pelos leitores de sensibilidade, profissionais da literatura que fazem análises de textos para levantar trechos possivelmente ofensivos na representação de grupos sociais marginalizados. A intenção da HarperCollins com as modificações é manter os livros de Christie relevantes para o público moderno, especialmente os jovens.

Vale lembrar que a obra da escritora britânica já havia passado por modificações em 1977, quando “O Caso dos Dez Negrinhos” (“Ten Little Niggers”, no título original) tornou-se “E Não Sobrou Nenhum” (“And The There Were None”). A obra é uma das mais importantes do catálogo de Christie.

HarperCollins modifica obras de Agatha Christie para remover trechos considerados racistas ou ofensivos

A HarperCollins tem realizado mudanças em algumas obras de Agatha Christie para remover trechos considerados ofensivos ou racistas. A decisão foi tomada após mudanças semelhantes terem sido realizadas em livros de outros autores. Desde 2020, a editora tem implementado as modificações em algumas edições de títulos estrelados por dois personagens icônicos da autora: Hercule Poirot e Miss Marple.

Leia também:  6º Festival Literário de Itajaí: Por uma cidade que lê!

As mudanças são feitas por profissionais da literatura e têm como objetivo manter os livros relevantes para o público moderno e jovem. A intenção é remover palavras ofensivas ou que se referem a grupos sociais marginalizados, além de outras correções feitas por profissionais da literatura para levantar trechos possivelmente ofensivos.

As mudanças foram realizadas pelos leitores de sensibilidade, profissionais da literatura que fazem análises de textos para levantar trechos possivelmente ofensivos na representação de grupos sociais marginalizados. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a obra da escritora britânica passa por modificações. Em 1977, “O Caso dos Dez Negrinhos” (“Ten Little Niggers”, no título original) tornou-se “E Não Sobrou Nenhum” (“And The There Were None”).

Leia também:  Haruki Murakami lança Primeira Pessoa do Singular: oito contos inéditos em misto de memórias e reflexões

Agatha Christie é uma das mais famosas e mais lidas escritoras de romances policiais da história. Hercule Poirot e Miss Marple são personagens essenciais na obra da escritora britânica, e foram criados entre as décadas de 1920 e 1970. Algumas histórias acontecem fora da Grã-Bretanha. Os livros de Christie são amados por muitos, mas algumas partes envelheceram mal, com o uso de palavras e frases que agora são consideradas ofensivas.

Notícia A HarperCollins realiza alterações em livros de Agatha Christie para remover trechos considerados ofensivos ou racistas
Personagens Afetados Hercule Poirot e Miss Marple
Objetivo Manter os livros relevantes para o público moderno e jovem
Exemplos de Alterações Remoção de palavras consideradas ofensivas ou que se referem a grupos sociais marginalizados, além de outras correções feitas por profissionais da literatura para levantar trechos possivelmente ofensivos
Outras Obras com Modificações “O Caso dos Dez Negrinhos” tornou-se “E Não Sobrou Nenhum”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *