Pedagoga lança livro infantil contra gordofobia

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora e pedagoga Gdnia Sâmia Araújo Veras, de Pernambuco, lançará em maio seu sexto livro, que visa combater a gordofobia por meio da literatura infantojuvenil. O livro é o primeiro com foco no tema no Nordeste e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a causa e enfatizar a importância do respeito e da inclusão.

Sâmia é voluntária do Programa Paulo Freire há seis anos, ensinando jovens a ler e escrever, e já distribuiu 10 mil livros para 30 escolas na Região Metropolitana do Recife com suas cinco obras anteriores voltadas para o público infantojuvenil.

Sua sexta obra se baseia em um artigo científico previamente publicado e servirá como suporte pedagógico para conscientizar a sociedade sobre a existência da gordofobia e seu impacto negativo na vida das pessoas. Sâmia também liderou a iniciativa “As Mil Faces de uma Plus”, que busca o empoderamento e inclusão de mulheres gordas na sociedade.

Leia também:  EducaShow promove encontro de leitores e escritores do Alto Tietê

Para Sâmia, a literatura é uma ferramenta educacional poderosa que amplia o universo das crianças e as prepara para conviver em uma sociedade diversa e plural. “O uso da literatura permite que as crianças tenham contato com realidades distintas das suas próprias, fazendo-as refletir sobre como é importante tratar todos com igualdade e respeito. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento da empatia”, destaca ela.

O trabalho de Sâmia Veras, reconhecido com o prêmio Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, o prêmio Jurema Mulher e um Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa de Pernambuco, tem como objetivo educar as novas gerações sobre a importância do respeito à diversidade e inclusão de todas as pessoas, especialmente as mulheres gordas, e combater a gordofobia.

Leia também:  Projeto Vale Livro de Literatura incentiva leitura em Lindolfo Collor
Notícia No enfrentamento à intolerância, as expressões artísticas possuem um potencial significativo. Em Pernambuco, a militante Gdnia Sâmia Araújo Veras, ativa na luta contra a discriminação de pessoas gordas, lançará em maio seu sexto livro direcionado ao público infantil e juvenil, sendo o primeiro com foco no tema da gordofobia no Nordeste.
Contribuições Sâmia é pedagoga e contribui como voluntária do Programa Paulo Freire há seis anos, ensinando jovens a ler e escrever. Ela também liderou a iniciativa As Mil Faces de uma Plus, que busca o empoderamento e inclusão de mulheres gordas na sociedade.
Reconhecimentos O trabalho da escritora foi reconhecido com o prêmio Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco; e o prêmio Jurema Mulher, da Revista Jurema. No mesmo ano, ela recebeu um Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa de Pernambuco “por seus serviços prestados à sociedade no enfrentamento e combate à gordofobia quanto à sua representatividade feminina e no engajamento de trabalhos voltados para a autoestima da mulher, a inclusão social e o respeito às diferenças”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *