Poeta venezuelano emociona ao receber Prêmio Cervantes

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O escritor Rafael Cadenas, da Venezuela, foi agraciado com o Prêmio Cervantes de Literatura, tornando-se o primeiro autor do país a recebê-lo. A premiação foi entregue pelo rei Felipe VI da Espanha em uma cerimônia realizada na cidade de Alcalá de Henares, local onde nasceu o autor de Dom Quixote. O evento foi transmitido pela televisão espanhola e contou com a presença de poetas e escritores admiradores de Cadenas.

Em seu discurso na Universidade de Alcalá, Cadenas expressou sua honra em estar diante das majestades e agradeceu a homenagem. Ele ainda fez uma homenagem ao homenageado Cervantes, descrevendo sua vida como um romance de aventuras, assim como seu personagem Don Quixote. O escritor também relembrou sua universidade Central da Venezuela e sua experiência com prisão e exílio durante a ditadura de Marcos Pérez Jiménez. É importante destacar que ele já criticou os presidentes venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

Leia também:  Lançamento de romance histórico transmidiático e palestra sobre transmidialidade na literatura.

A premiação

Com um valor atual de 125 mil euros, o Prêmio Cervantes é considerado o mais prestigioso prêmio da literatura hispânica. A homenagem reconhece a trajetória literária do escritor Rafael Cadenas e sua contribuição para a cultura da língua espanhola. A premiação é um orgulho para os leitores e admiradores de sua obra e para a literatura venezuelana em geral.

Durante a cerimônia, Cadenas contou com a ajuda de sua filha Paula, que o acompanhou em todos os momentos. Essa premiação é um marco para a literatura da Venezuela e representa um importante reconhecimento para a cultura hispânica.

Notícia: O escritor venezuelano Rafael Cadenas recebe o Prêmio Cervantes de Literatura em cerimônia na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha.
Data: 24 de abril de 2019.
Destaque: Rafael Cadenas se torna o primeiro escritor venezuelano a receber o prestigioso Prêmio Cervantes de Literatura, considerado o mais importante da língua hispânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *