Poeta venezuelano Rafael Cadenas recebe Prêmio Cervantes

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O poeta Rafael Cadenas, da Venezuela, tornou-se o primeiro escritor do país a receber o Prêmio Cervantes de Literatura, a mais prestigiosa premiação da literatura hispânica, no valor de 125 mil euros. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (24) em Alcalá de Henares, cidade natal de Dom Quixote, e contou com a presença do Rei Felipe VI da Espanha.

Na ocasião, o homenageado foi acompanhado por sua filha Paula e se emocionou ao receber a medalha e escultura entregues pelo Rei. Em seu discurso, Rafael Cadenas destacou a importância da universidade em sua formação e homenageou Cervantes e Dom Quixote, personagem que simboliza a transição entre normalidade e loucura.

Rafael Cadenas, ex-comunista, foi preso e exilado pela ditadura de Marcos Pérez Jiménez, além de crítico dos presidentes venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro. Ele também destacou a importância da universidade que frequentou como exemplo para outras universidades doutrinadoras.

Leia também:  Grande descoberta científica surpreende comunidade acadêmica

O Prêmio Cervantes já foi concedido a grandes nomes como Francisco Brines, Joan Margarit, Octavio Paz, Camilo José Cela e Mario Vargas Llosa. A premiação homenageia autores que contribuem significativamente para a cultura hispânica.

A cerimônia em Alcalá de Henares marcou um importante momento para a literatura hispânica ao reconhecer mais uma vez autores que têm contribuído para o desenvolvimento cultural da língua espanhola.

Data Local Homenageado
24 de abril de 2017 Alcalá de Henares Rafael Cadenas

No dia 24 de abril de 2017, em Alcalá de Henares, o poeta venezuelano Rafael Cadenas recebeu o Prêmio Cervantes de Literatura, considerado a mais prestigiosa premiação da literatura hispânica, no valor de 125 mil euros. A cerimônia contou com a presença do rei Felipe VI da Espanha e outros escritores admiradores do homenageado. Durante o discurso, Cadenas relembrou sua universidade Central da Venezuela e prestou homenagem a Cervantes e seu icônico personagem Dom Quixote.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *