Prêmios Candanguinho e Candango destacam literatura em Brasília

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou recentemente o sucesso da implementação da Política do Livro, Leitura e Oralidade em 27 de março de 2023. Com foco em ações importantes, como o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e o Prêmio Candango de Literatura, esses prêmios se tornaram parte do calendário cultural local, com realização contínua e reconhecimento nacional.

Com o objetivo de incentivar jovens leitores e escritores, foi realizada em 2021 a primeira edição do Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil. O evento selecionou 30 poesias inéditas criadas por crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, que foram compiladas em uma coletânea intitulada “Mala do livro: uma viagem na cultura”. A cerimônia contou com a presença da cantora Renata Jambeiro.

A segunda edição, ocorrida em 2022, superou as expectativas, com o total de 868 poesias inscritas nas categorias infantil (6 a 12 anos), juvenil (13 a 17 anos) e pessoas com deficiência (6 a 17 anos), envolvendo a participação de 30 regiões administrativas e oito cidades da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). A cerimônia de premiação ocorreu no dia 16 de dezembro e contou com várias apresentações artísticas para reunir os vencedores e seus familiares. O livro dos vencedores foi publicado em formatos impresso, e-book e em braile.

Leia também:  Literatura Contemporânea: 5 livros para o vestibular

A Secec também implementou o Prêmio Candango de Literatura com o objetivo de integrar a comunidade internacional de língua portuguesa. A primeira edição ocorreu em 2022, distribuindo R$ 180 mil em prêmios em oito categorias, incluindo Romance, Contos, Poesia, Capa, Projeto Gráfico, iniciativas de incentivo à leitura e de incentivo à leitura para pessoas com deficiência, além do Prêmio Brasília destinado aos autores locais. O curador da primeira edição foi Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras. Ao todo foram inscritos 1984 autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 21 de setembro no Teatro Plínio Marcos com apresentações culturais.

Leia também:  Política do Livro é destaque na Cultura com Prêmio Candanguinho e Candango.

A Política do Livro, Leitura e Oralidade tem como objetivo incentivar a cultura literária e a criação artística dos jovens. Os prêmios Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e Candango de Literatura oferecem oportunidades para pessoas com diferentes níveis sociais mostrarem seu talento na escrita literária. Com o aumento constante no número de inscritos nas competições anuais desses dois prêmios implementados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), espera-se que mais jovens sejam incentivados a ler e escrever suas próprias histórias.

Prêmios Ano Número de inscritos
Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil 2021 30 poesias inéditas
Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil 2022 868 poesias nas categorias infantil, juvenil e pessoas com deficiência
Prêmio Candango de Literatura 2022 1984 autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde
Leia também:  Profissionais da literatura e HQs debatem Lei Paulo Gustavo.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) anunciou a implantação da Política do Livro, Leitura e Oralidade, investindo recursos em ações primordiais como o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e o Prêmio Candango de Literatura. A primeira edição do Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil selecionou 30 poesias inéditas criadas por crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Já a segunda edição contou com 868 poesias inscritas e foi dividida em três categorias, além de abranger 30 regiões administrativas e oito cidades da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). O Prêmio Candango de Literatura, por sua vez, distribuiu R$ 180 mil em prêmios em oito categorias e contou com a inscrição de 1984 autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *