Professora brasileira ganha prêmio suíço de literatura com livro sobre tragédias ambientais.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A escritora Prisca Agustoni, vencedora do Prêmio Suíço de Literatura, será homenageada por seu livro de poesias “Verso la ruggine”, intitulado em português como “O amargo sabor dos metais”. Sua obra foi inspirada pelas tragédias ambientais das barragens de Mariana e Brumadinho.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante as Jornadas Literárias de Solothurn, na cidade de Solothurn, na Suíça alemã, em 19 de maio. A autora, natural da região suíça de Lugano e moradora do Brasil desde 2003, utilizou a língua italiana para obter um repertório linguístico diferente do que já havia conhecido sobre o assunto.

Prisca explicou que o público alvo para quem ela escrevia não estava emocionalmente envolvido com os fatos narrados, o que a motivou a criar um pequeno dicionário específico da tragédia em italiano, onde anotava palavras, imagens e expressões para utilizá-las em seu trabalho poético.

Leia também:  Projeto Miudezas Literárias estimula criatividade e escrita em alunos de Guaramirim

A autora enfatizou outro motivo para a busca por um repertório linguístico distinto: a visão da destruição fez Prisca refletir na formação do planeta ao longo das eras e em como destruição e criação se avizinham numa perspectiva temporal maior que a humana. Ela encontrou uma linguagem “óssea, escarna, essencial, quase como fosse uma síncope ou um tropeço”.

O Prêmio Suíço de Literatura é outorgado pelo Escritório Federal de Cultura do país para os sete livros que mais se destacaram no ano anterior em todas as quatro línguas oficiais do país. As obras vencedoras são eleitas por um colegiado composto por críticos, professores universitários e escritores europeus.

Prisca Agustoni fará a leitura da sua obra durante as Jornadas Literárias de Solothurn, na Suíça alemã.

A escritora, que busca expressar emoções e sentimentos de forma peculiar, promete uma experiência única para aqueles que estiverem presentes.

Leia também:  Mulheres de Literatura: mesa-redonda no IEL RS.
Notícia O livro de poesias “Verso la ruggine”, da escritora Prisca Agustoni, ganhadora do Prêmio Suíço de Literatura, foi inspirado pelos rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho.
Data e Local Evento ocorrerá em 19 de maio na cidade de Solothurn, na Suíça alemã, durante as Jornadas Literárias de Solothurn.
Edição em Português A obra estruturada em italiano também tem uma edição em português, intitulada “O gosto amargo dos metais”, traduzida e recriada pela própria autora.
Repertório Linguístico Prisca se viu “obrigada” a buscar outro repertório linguístico distinto do que já tinha em mente sobre o assunto. Ela criou um pequeno dicionário específico da tragédia em italiano, onde anotava palavras, imagens e expressões para utilizá-las em seu trabalho.
Prêmio Suíço de Literatura O Prêmio é outorgado pelo Escritório Federal de Cultura do país para os sete livros que mais se destacaram no ano anterior em todas as quatro línguas oficiais do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *