Professores e gestores promovem cordel na sala de aula

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Professores e diretores da Rede Municipal de João Pessoa participaram de um debate sobre a Literatura de Cordel na Fundação Casa de José Américo. O evento foi patrocinado pela Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP) e teve como objetivo promover discussões sobre o uso da literatura de cordel na sala de aula.

O projeto “Cordel na sala de aula”, coordenado pela professora Sayonara Gomes, foi destaque no evento por trazer valores afetivos e culturais para a educação. Palestrantes renomados como o Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto e o professor poeta Bento Junior abordaram temas relevantes sobre a literatura de cordel na educação. Foram discutidos temas como “O cordel e sua influência na alfabetização e aquisição da cultura escrita” e “A Cordelteca Bento Junior – relatos de experiência, impactos na aprendizagem”.

Leia também:  Parque Industrial : um marco na literatura proletária brasileira

A professora doutora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Beth Baltar, elogiou o evento por ser bastante oportuno e importante para levar a literatura de cordel para a sala de aula. Outros palestrantes como a professora mestra Jôse Pessoa de Lima, o professor poeta Manoel Belizário e o poeta popular Jatobá (Antônio Aldemir da Silva) também marcaram presença no evento.

A secretária executiva de Educação e Cultura da Capital, Luciana Dias, destacou a importância do trabalho do cordel na sala de aula, que além de trazer toda essa gama cultural, traz poetas locais e reaviva a cultura com a intenção de conquistar as crianças no letramento, no aprendizado e na alfabetização. O evento contribuiu muito para a discussão sobre o uso da literatura de cordel na sala de aula e proporcionou uma oportunidade para os jovens conhecerem esse tipo de literatura. O projeto “Cordel na sala de aula” é um exemplo importante e necessário para valorizar nossa cultura regional.

Leia também:  5 Livros Brasileiros Contemporâneos no Vestibular
Data: 25 de abril de 2023
Horário: 16 horas
Local: Auditório da Fundação Casa de José Américo em João Pessoa
Tema: Painel de apresentação do Cordel
Patrocínio: Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE)
Objetivo: Promover debates que compartilhassem contribuições teórico-metodológicas para os estudos, pesquisas e experiências educacionais sobre cordel na sala de aula
Palestrantes: Profº Drº Francisco Leandro de Assis Neto, professor poeta Bento Junior, professora mestra Jôse Pessoa de Lima, poeta popular Jatobá (Antônio Aldemir da Silva) e professor poeta Manoel Belizário
Destaque: Importância do trabalho do cordel na sala de aula, que além de trazer toda essa gama cultural, traz poetas locais e reaviva a cultura com a intenção de conquistar as crianças no letramento, no aprendizado e na alfabetização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *