Projeto Ajeum Literário promove literatura afro-brasileira em escolas públicas

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Centro Quilombola Gbesa está promovendo a segunda edição do projeto Ajeum Literário em escolas públicas localizadas nas periferias de Salvador. O projeto tem como objetivo disseminar a cultura afro-brasileira no ambiente escolar, com ênfase na literatura negra periférica e produções artístico-culturais locais.

A iniciativa busca proporcionar maior visibilidade à literatura negra periférica e às produções artístico-culturais locais, evidenciando a riqueza cultural negra presente no país. A programação do evento conta com quatro workshops de criação literária, além de dois colóquios com escritores(as) negros(as) soteropolitanos(as) que serão transmitidos pelo YouTube.

Projeto discute literatura afro-brasileira em escolas públicas

O evento é gratuito e aberto ao público, sendo o seu público-alvo estudantes e professores(as) da rede pública de educação. A organização espera que o projeto possa contribuir para diminuir o racismo estrutural e promover mais inclusão social, ajudando a construir uma sociedade mais justa e equânime.

Leia também:  Obra clássica cristã: O Grande Conflito, grátis e em 80 idiomas

Com o objetivo de promover a discussão sobre a literatura negra periférica e suas narrativas e trajetórias, o projeto também contempla a realização de um sarau cultural no Colégio Ruben Dario. O evento contará com a participação de artistas, poetas, pesquisadores(as) e escritores negros(as) soteropolitanos(as), tais como Luz Marques, Sued Hosaná, Sandro Sussuarana, Rilton Jr (Poeta com P de Preto), Emillie Lapa, Yara Sereya, Raiane Borges, Rool Cerqueira, Dani Souza e Maria Lívia Ferreira.

A segunda edição do Ajeum Literário é uma iniciativa contemplada no edital Arte Todo Dia – Ano VI da Fundação Gregório de Mattos (@fgmoficial), Prefeitura de Salvador (@prefsalvador).

Para maiores informações sobre o projeto, visite https://instagram.com/quilomboeducacionalgbesa?igshid=YmMyMTA2M2Y=.

.

Evento Data Local
Workshops de criação literária A definir Instituições na prefeitura-bairro da Liberdade/ São Caetano
Colóquios com escritores(as) negros(as) A definir Transmitidos pelo YouTube
Sarau Cultural A definir Colégio Ruben Dario
Público-alvo Estudantes e professores(as) da rede pública de educação
Objetivo Disseminar a cultura afro-brasileira no ambiente escolar, com ênfase na literatura negra periférica e produções artístico-culturais locais
Realização Centro Quilombola Gbesa
Financiamento Edital Arte Todo Dia – Ano VI da Fundação Gregório de Mattos (@fgmoficial), Prefeitura de Salvador (@prefsalvador)
Leia também:  Feira da Literatura Piauiense tem espaço infantil e homenageia escritores locais

Com informações do site Bahia Economica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *