Projeto LiterArte valoriza literatura indígena em escola de Teresina

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona Sul de Teresina, iniciou o projeto LiterArte com o objetivo de estimular a leitura e a escrita literária, bem como fomentar outras competências artísticas dos estudantes do Ensino Médio. O tema deste ano é “Literatura autoral indígena brasileira: resistência à extinção étnica”.

O projeto visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários, seus costumes, tradições, além das questões de identidade e políticas. Durante a inauguração, o professor historiador do Instituto Federal do Piauí (IFPI), João Paulo Peixoto, ministrou uma conferência sobre a cultura indígena no Piauí, possibilitando uma excelente aula expositiva e interação dos alunos.

O tema deste ano foi inspirado pela redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), que abordou “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Assim, o projeto possibilitará ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários, seus costumes, tradições e questões políticas.

Leia também:  IFRS oferece cursos gratuitos de Literatura on-line para profissionais da educação

Para a professora de Língua Portuguesa do centro educacional, Iúna Paiva, a literatura é fundamental para formar culturalmente o indivíduo e é um instrumento potencial no processo educativo. “Este projeto se justifica por duas maneiras: inicialmente porque por meio do incentivo à leitura promove-se o letramento literário no ambiente escolar, depois por abordar temática da atualidade, o que oportuniza a reflexão crítica e subsidia os estudantes em processos diversos, estabelecendo relação entre as mais diversas áreas do conhecimento, como a exigida nas temáticas abordadas pela prova de redação do Enem”, explica.

De acordo com a gestora da escola, Djanira Alencar, o projeto contribui expressivamente para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, bem como para seu repertório cultural. O LiterArte é um projeto idealizado pela escola desde 2009 e são realizadas atividades durante todo o ano letivo.

Leia também:  Inscrições abertas para o Prêmio Kindle de Literatura

Em suma, o projeto LiterArte tem como objetivo estimular a leitura e a escrita literária dos estudantes do Ensino Médio enquanto fomenta outras competências artísticas. A abertura deste ano teve como tema “Literatura autoral indígena brasileira: resistência à extinção étnica” e contou com uma conferência do professor João Paulo Peixoto. O projeto visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários, seus costumes e tradições. A literatura é considerada fundamental no processo educativo por formar culturalmente o indivíduo e por isso este projeto é importante para incentivar a leitura e promover o letramento literário no ambiente escolar.

.

Projeto LiterArte Abertura com conferência sobre literatura autoral indígena brasileira Objetivo
Estimular a leitura e a escrita literária dos estudantes do Ensino Médio Conferência ministrada pelo professor João Paulo Peixoto Fomentar outras competências artísticas e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários, seus costumes e tradições
Projeto idealizado pela escola desde 2009 e realizado durante todo o ano letivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *