São Paulo tem opções incríveis para incentivar a leitura infantil!

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Em São Paulo, há várias opções de passeios para estimular a leitura em crianças pequenas e futuros leitores, e a cidade oferece muitas alternativas para isso. É fundamental cultivar o amor pela leitura desde cedo, e as livrarias e bibliotecas são excelentes lugares para isso.

Um exemplo disso é Marina, uma criança de quase 3 anos, que teve seus primeiros contatos com a literatura quando sua avó guardou uma coleção de clássicos da Disney que a mãe, Nayara, adorava quando era pequena. Desde então, a família faz passeios semanais em livrarias e bibliotecas da cidade.

As livrarias são espaços lúdicos que propiciam o encontro com o livro e oferecem experiências significativas na formação pessoal e como leitora. Toda boa livraria tem uma área dedicada à literatura infantil e juvenil, sendo que lojas como a Martins Fontes e a Vila são tradicionais entre famílias leitoras (e abrem de segunda a segunda). A cidade ainda conta com seis livrarias especializadas: Miúda, Pé de Livro, Companhia Ilimitada, NoveSete, PanaPaná e Casa de Livros. Na Vila Mariana, a Livraria NoveSete é uma das mais tradicionais para crianças.

Leia também:  Projeto Miudezas Literárias estimula literatura na rede municipal.

Nayara sempre deixa Marina livre para escolher os livros que quer ler. Às vezes mostra algo que considera importante ou até compra um livro mesmo que a menina não demonstre interesse. O importante é continuar incentivando a criança a amar a leitura desde cedo para que ela possa se desenvolver como leitora no futuro.

Portanto, incluir livrarias e bibliotecas na rotina, além de contar histórias em casa e ler na frente da criança, são boas maneiras de incentivar o hábito da leitura em crianças pequenas e futuros leitores. Afinal, como disse Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”.

Quem: Marina e sua mãe Nayara Furlan Rocha Leme
Onde: Livraria Miúda na Pompeia
O quê: Marina, bebê da pandemia, lendo animadamente um livro escolhido por ela mesma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *