Saramago: legado crítico e humano

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A revista Cândido deste mês homenageia os 25 anos desde que José Saramago recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, destacando a visão crítica do mundo e denúncias de injustiças sociais presentes em suas obras, segundo o artigo escrito por Juliana Sehn. O especial apresenta uma entrevista com a filha do autor, Violante Saramago, que fala sobre a relação de seu pai com a literatura e seus livros preferidos. Além disso, há depoimentos de admiradores que estiveram presentes durante sua única visita a Curitiba, em 2000.

Patrícia Cardoso, coordenadora da Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná, destaca que a habilidade de Saramago em evocar o que é mais humano nos leitores, lidando com temas universais que ultrapassam as fronteiras linguísticas, foi um dos motivos pelos quais ele foi escolhido para receber o Nobel. “Ele era um militante”, afirma a professora.

Leia também:  Literatura em Destaque: Inicia III Semana Estadual em Divinópolis

A edição 136 da revista Cândido traz ainda outros destaques, como um ensaio fotográfico de Larissa Maira, poemas de Ana Botner e Hannah Arendt (traduzidos por Daniel Arelli), um conto de Richard Roch e um artigo de Renan Hayashi na coluna Pensata.

A Biblioteca Pública do Paraná apresenta a exibição “José Saramago: Retornar aos Passos que Foram Dados”, organizada pela professora Patrícia Cardoso. Segundo ela, a habilidade de Saramago em tocar em temas universais foi um dos motivos pelos quais ele foi escolhido para receber o Nobel.

Em suma, a edição da revista Cândido traz informações importantes sobre a trajetória e o legado de José Saramago, um escritor mundialmente conhecido por sua visão crítica acerca dos problemas sociais e políticos. Além disso, a publicação também destaca poemas, contos, ensaios fotográficos e artigos diversos.

Leia também:  Semana de Poesia movimenta Biblioteca em Varginha
Notícia O especial do periódico Cândido deste mês traz o escritor José Saramago como tema principal. Há 25 anos, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura por sua visão crítica do mundo e pela denúncia das injustiças sociais em suas obras. Na matéria redigida por Juliana Sehn, estudiosos comentam trechos da trajetória do escritor e debatem seu legado.
Entrevista A filha do autor, Violante Saramago, fala sobre a relação dele com a literatura e conta sobre os livros preferidos de seu pai.
Destaques O especial da revista Cândido também apresenta outros destaques, como um ensaio fotográfico de Larissa Maira, poemas de Ana Botner e Hannah Arendt (traduzidos por Daniel Arelli), um conto de Richard Roch e um artigo de Renan Hayashi na coluna Pensata.
Exposição A Biblioteca Pública do Paraná apresenta a exibição “José Saramago: Retornar aos Passos que Foram Dados”, organizada pela professora Patrícia Cardoso, uma das estudiosas que comentam a trajetória do escritor na matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *