Secec incentiva literatura e cultura com Prêmios Candanguinho e Candango

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) vem incentivando a leitura e a escrita entre jovens por meio de diversas iniciativas. Entre elas, destaca-se a criação do Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e o Prêmio Candango de Literatura, que já fazem parte do calendário cultural da região.

O Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil, voltado para crianças e adolescentes de seis a 17 anos, realizou sua primeira edição em 2021 e selecionou 30 poesias inéditas. Os vencedores tiveram suas obras publicadas na coletânea “Mala do livro: uma viagem na cultura”. Já em 2022, a segunda edição contou com 868 poesias inscritas, nas categorias infantil, juvenil e pessoas com deficiência. A cerimônia de premiação ocorreu em dezesseis de dezembro, com a presença dos vencedores e seus familiares.

Leia também:  7 mães inesquecíveis da literatura

Prêmio Candango de Literatura incentiva a cultura regional

Já o Prêmio Candango de Literatura tem como objetivo integrar a comunidade internacional da língua portuguesa. Em 2022, foram distribuídos R$180 mil em prêmios, em oito categorias, incluindo romance, contos, poesia, capa, projeto gráfico e iniciativas de incentivo à leitura para pessoas com deficiência. O Prêmio Brasília foi destinado aos autores locais. A curadoria ficou por conta do escritor Ignácio de Loyola Brandão e houve inscrição de autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro Plínio Marcos, com apresentações artísticas.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) tem investido recursos e atenção na implantação da Política do Livro, Leitura e Oralidade. Os prêmios Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e Candango de Literatura são algumas das ações cruciais que têm sido implementadas para alcançar esse objetivo. A ideia é continuar com essa política cultural local para que ela tenha reconhecimento nacional.

Leia também:  Festival Mundial de Vozes: Literatura sem fronteiras.
Prêmios Descrição
Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil Selecionou 30 poesias inéditas produzidas por crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Os vencedores tiveram suas obras publicadas em uma coletânea intitulada “Mala do livro: uma viagem na cultura”.
Prêmio Candango de Literatura Distribuiu R$180 mil em prêmios em oito categorias, incluindo romance, contos, poesia, capa, projeto gráfico e iniciativas de incentivo à leitura para pessoas com deficiência. Houve também o Prêmio Brasília destinado aos autores locais.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) tem trabalhado nos últimos anos para implantar a Política do Livro, Leitura e Oralidade, oferecendo incentivo aos jovens leitores e escritores. Os prêmios Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e Candango de Literatura são apenas algumas das ações cruciais que têm sido implementadas para alcançar esse objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *