Submundo : o épico americano de Don DeLillo

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

O escritor americano Don DeLillo concedeu entrevista afirmando que o mundo real foi reduzido à tela de um celular. Essa frase pode ser aplicada ao seu livro Submundo, lançado em 1997 e que ganha uma nova edição pela Companhia das Letras.

O romance é considerado uma obra-prima da literatura contemporânea, retratando quase meio século da história dos Estados Unidos e apresentando diversos personagens envolvidos em tramas extraordinárias. Entre eles, uma artista que vive no deserto, um especialista em armazenamento de lixo tóxico, um serial killer e um grafiteiro genial.

Narrativa genial de DeLillo

Na obra, o protagonismo está na construção da narrativa genial de DeLillo. Logo na abertura, ele utiliza o voo da bola de beisebol durante aquele clássico jogo de 1951 para dar saltos no ponto de vista. O autor trouxe cada vez mais o ambiente do poder e da celebridade para sua obra – o mundo da história contemporânea.

Leia também:  Lançamento de livro de poesia alimenta corações apaixonados na Roda Literária

Don DeLillo escreveu o livro durante cinco anos e ficou imerso nas histórias e nos personagens de uma forma que nunca havia experimentado antes. Havia prazer ligado ao desafio e também a sensação na época de que o romance estava se escrevendo.

Submundo é um romance complexo que traz à tona figuras reais como J. Edgar Hoover, Frank Sinatra, Jackie Gleason e Lenny Bruce. A nova edição publicada pela Companhia das Letras é uma ótima oportunidade para os leitores conhecerem ou revisitarem essa obra-prima da literatura contemporânea que retrata uma época em que o mundo ainda não tinha sido reduzido à tela de um celular.

Título: Submundo: a história americana em um romance complexo
Autor: Don DeLillo
Data de lançamento: 1997 (nova edição pela Companhia das Letras)
Personagens principais: Artista, especialista em armazenamento de lixo tóxico, serial killer e grafiteiro genial
Técnica narrativa: Transporte de palavras de um personagem para outro em diferentes momentos do tempo
Figuras reais mencionadas: J. Edgar Hoover, Frank Sinatra, Jackie Gleason e Lenny Bruce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *