Troféu Açorianos 2022 premia destaques da literatura

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Na noite da última terça-feira, o Teatro Renascença foi palco da entrega dos prêmios do Açorianos de Literatura, evento que reconhece e premia os escritores mais destacados do ano de 2022. A cerimônia, apresentada por Sérgius Gonzaga e Altair Martins, premiou os vencedores em nove categorias, com performance musical de Matheus Alves e Guilherme Goulart.

Os premiados foram escolhidos em diferentes formas literárias. Na categoria Melhor obra infantil, Fabiana Sasi foi a vencedora com “O Fio da Memória”. Philippe Alencar ganhou o prêmio de Melhor obra infantojuvenil com “Lua Rubra”. Julio Zanotta recebeu o prêmio de Melhor obra dramática com “Milkshakespeare”. Sergio Faraco foi o vencedor na categoria Melhor crônica com “As Noivas Fantasmas e Outros Casos”.

Leia também:  Viver na pandemia: as novas rotinas da população

Mais Premiados do Açorianos de Literatura

Tobias Carvalho ganhou o prêmio de Melhor conto e livro do ano com “Visão Noturna”. Carlos Nejar recebeu o prêmio de Melhor poesia com “Inventação da Infância”. Ricardo Timm de Souza foi o vencedor na categoria Melhor ensaio de literatura e humanidades com “Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”. Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym receberam o prêmio de Vencedor especial com “Shiki, Inventor do Haicai Moderno”. Taiasmin Ohnmacht ganhou o prêmio de Melhor narrativa longa com “Vozes de Retratos Íntimos”. O evento também homenageou Alexandre Brito, Biblioteca Jardim das Letras, Casa de Apoio Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia, Editora Bestiário, Gilberto Schwartsmann, Professora Lea Masina e Projeto Orisun Oro – Editora de Poesia Amefricana e Ronald Augusto.

Leia também:  James Bond corre para salvar coroação de Charles III em novo livro.

Ao reconhecer os escritores mais destacados do ano, o evento Açorianos de Literatura promove a valorização da literatura e sua importância na cultura e sociedade. Através da literatura, nos conectamos com outras realidades e visões de mundo. A cerimônia de entrega dos prêmios foi uma noite especial que celebrou a arte literária brasileira e homenageou os vencedores por suas contribuições para a literatura nacional.

Categoria Vencedor Obra
Melhor obra infantil Fabiana Sasi O Fio da Memória
Melhor obra infantojuvenil Philippe Alencar Lua Rubra
Melhor obra dramática Julio Zanotta Milkshakespeare
Melhor crônica Sergio Faraco As Noivas Fantasmas e Outros Casos
Melhor conto e livro do ano Tobias Carvalho Visão Noturna
Melhor poesia Carlos Nejar Inventação da Infância
Melhor ensaio de literatura e humanidades Ricardo Timm de Souza Crítica da Razão Idolátrica: Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência
Vencedor especial Andrei Cunha e Roberto Schmitt-Prym Shiki, Inventor do Haicai Moderno
Melhor narrativa longa Taiasmin Ohnmacht Vozes de Retratos Íntimos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *