Unidades de ensino incentivam leitura entre alunos

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Escolas da Rede Municipal de Ensino estão empenhadas em incentivar a leitura entre os estudantes. Recentemente, foram promovidas atividades para despertar o gosto pela literatura desde cedo. As ações ocorreram em diferentes unidades da rede, com destaque para a apresentação teatral da obra “Chapeuzinho Vermelho” no Centro de Educação Infantil Vereador Elói Camilo da Costa, no bairro São Vicente.

No CEI Ana da Silva Fontes, a professora de Múltiplas Linguagens Alessandra Rodrigues desenvolveu o 1º Sebo Pegue e Pague. Com a colaboração de familiares e funcionários da unidade, foram arrecadados livros que foram vendidos sem a presença de vendedores. Cada aluno foi responsável por calcular o valor do livro, fazer o pagamento e pegar o troco, se necessário. O valor arrecadado foi destinado à Associação de Pais e Professores (APP) para melhorias na escola.

Leia também:  EducaShow promove encontro de leitores e escritores do Alto Tietê

A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira promoveu a 5ª Ciranda do Livro, uma atividade que envolveu troca de obras entre os alunos e narrações de histórias para as crianças do CEI Nilton de Andrade, próximo à escola. A ideia da ciranda é aproveitar um livro que já teve sua história conhecida pelos alunos e trocá-lo por outro. Dessa forma, novas histórias transitam entre as crianças e suas famílias, incentivando a leitura como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento.

As atividades nas escolas objetivam incentivar a leitura e estimular a honestidade, como ocorreu no Sebo Pegue e Pague. Na Ciranda do Livro, por sua vez, os alunos compreendem a importância do compartilhamento e reaproveitamento de livros. Com essas iniciativas, as crianças aprendem que podem adquirir novos conhecimentos sem precisar comprar novos livros.

Leia também:  Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com atividades em escolas de Anápolis.

Ciranda do Livro arrecada livros a cada edição

A Ciranda do Livro tem sido um sucesso em arrecadação de livros desde 2017. Na primeira edição foram arrecadados 1.134 livros, em 2018 foram 1.177 obras e em 2019 outras 1.194. Na quarta edição em 2022 foram arrecadados 1.445 livros para troca. Neste ano, a atuação já arrecadou 1.500 livros.

As atividades promovidas pelas unidades da Rede Municipal de Ensino são importantes iniciativas para incentivar a leitura entre os estudantes. Proporcionam momentos lúdicos e divertidos com os livros, além de despertar o gosto pela literatura desde cedo e consolidar o aprendizado ao longo da vida dos alunos.

Atividades Escolas Objetivos
Apresentação teatral da obra de Chapeuzinho Vermelho CEI Vereador Elói Camilo da Costa Despertar o gosto pela literatura desde cedo e incentivar a busca pelo conhecimento
1º Sebo Pegue e Pague CEI Ana da Silva Fontes Incentivar a leitura e estimular a honestidade, além de arrecadar fundos para melhorias na escola
5ª Ciranda do Livro Escola Básica Judith Duarte de Oliveira e CEI Nilton de Andrade Incentivar a leitura como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento, além de ensinar a importância do compartilhamento e reaproveitamento de livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *