Unidades de ensino incentivam leitura entre estudantes

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino de Itajaí promoveram ações para incentivar a leitura entre os estudantes. O objetivo dessas atividades é estimular o encantamento das artes e da fantasia do universo literário, além de despertar o interesse pela literatura desde cedo.

No CEI Vereador Elói Camilo da Costa, localizado no bairro São Vicente, foi apresentada uma peça teatral que recontou a história de Chapeuzinho Vermelho para as 115 crianças matriculadas na escola. A apresentação tinha como objetivo proporcionar às crianças o encantamento das artes e da fantasia do universo literário, estimulando sua paixão pela leitura e pela literatura.

Projeto idealizado por professora se torna sucesso

No CEI Ana da Silva Fontes, situado no bairro Cordeiros, ocorreu o “1º Sebo Pegue e Pague”, evento idealizado pela professora de Múltiplas Linguagens Alessandra Rodrigues. O projeto consistiu na venda de livros doados por familiares e funcionários da escola. Todo o dinheiro arrecadado será destinado à Associação de Pais e Professores (APP), para melhorias e criação de dois espaços distintos para as crianças.

Leia também:  Livros que transformaram a literatura curitibana

Na Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, localizada no bairro Itaipava, ocorreu a “5ª Ciranda do Livro”. Os alunos trocaram obras entre si e houve contação de histórias que envolveu as crianças do CEI Nilton de Andrade, situado próximo à escola. A ideia da Ciranda é aproveitar um livro já lido pelos alunos e trocá-lo por outro exemplar. Essa ação, além de incentivar a leitura como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento, ajuda os alunos a aprenderem a importância do compartilhar e do reaproveitar.

A iniciativa da Ciranda, que acontece desde 2017, já arrecadou mais de 1.000 livros. Na quarta edição em 2022 foram arrecadados mais de 1.400 livros para troca. Neste ano, a ação obteve 1.500 livros arrecadados para serem compartilhados entre as crianças da escola.

Leia também:  Biblioteca promove Círculo da Leitura com escritora negra.

Essas atividades literárias contribuem para formar indivíduos críticos e conscientes da importância da leitura para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Escola Atividade Objetivo
CEI Vereador Elói Camilo da Costa Peça teatral sobre Chapeuzinho Vermelho Proporcionar às crianças o encantamento das artes e da fantasia do universo literário, estimulando desde cedo sua paixão pela leitura e pela literatura.
CEI Ana da Silva Fontes 1º Sebo Pegue e Pague Arrecadar dinheiro para a Associação de Pais e Professores (APP), para melhorias e criação de dois espaços distintos para as crianças.
Escola Básica Judith Duarte de Oliveira 5ª Ciranda do Livro Incentivar a leitura como fonte de conhecimento, prazer e entretenimento, ajudando os alunos a aprenderem a importância do compartilhar e do reaproveitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *