Uniformização literária: o fim da criatividade?

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

Literatura contemporânea cada vez mais uniformizada, apontam especialistas

Nas últimas décadas, o mercado editorial tem visto uma crescente uniformização na literatura contemporânea. Com a produção cada vez mais padronizada, obras com linguagem simplificada e conteúdo previsível são oferecidas predominantemente pelas livrarias. Esse cenário é resultado não apenas da superprodução de títulos literários, mas também de fórmulas publicitárias utilizadas pelos escritores para atender aos gostos do público consumidor em massa.

Com a digitalização dos livros, as editoras passaram a produzir em série, o que contribuiu ainda mais para a uniformização da literatura. Além disso, a suposta democratização da leitura e o controle das editoras por conglomerados industriais também são apontados como fatores contribuintes. Com a pressão do mercado por lucro a todo custo, as editoras têm menos margem para investir em obras experimentais ou mais complexas.

Leia também:  Biblioteca promove Círculo da Leitura com escritora negra.

Apesar da uniformidade predominante, a literatura experimental e complexa ainda existe, mas é preciso procurá-la em outras fontes. Enquanto isso, os leitores têm sua parcela de culpa ao preferirem livros que seguem um padrão previsível.

Causas da uniformização da literatura
Padronização das técnicas publicitárias
Tecnologia digital
Pressão do mercado
Controle das editoras por conglomerados industriais
Preferência dos leitores por livros previsíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *