5 clássicos brasileiros para jovens leitores no Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Já imaginou ler quantos livros quiser pagando quase nada? Confira o Kindle Unlimited com Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser, clicando aqui.

No dia 5 de maio é celebrado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa durante a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO. O objetivo desta efeméride é valorizar a língua portuguesa e incentivar a leitura de obras clássicas em nosso idioma, especialmente entre os jovens.

Apesar de ser a língua mais utilizada no hemisfério sul, muitos jovens ainda têm receio de ler clássicos nacionais. Italo Calvino, em seu texto “Por que ler os clássicos?”, defende que as leituras realizadas na juventude moldam as experiências futuras e proporcionam modelos, recipientes, termos de comparação, escalas de valores e paradigmas de beleza.

Leia também:  Maurício de Sousa: o papel dos gibis na literatura infantojuvenil

Nesse sentido, a SOMOS Literatura selecionou cinco livros nacionais para incentivar a formação de novos leitores neste Dia Mundial da Língua Portuguesa: O Cortiço, de Aluísio Azevedo e Ivan Jaf; Dom Casmurro, de Machado De Assis; O Guarani, de José de Alencar; Os Sertões, de Euclides da Cunha; e A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Essas obras representam a riqueza da literatura brasileira e podem ajudar a incentivar a leitura entre os jovens.

Diversidade cultural em destaque

A SOMOS Educação tem em seu catálogo mais de 1,6 mil obras e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diferentes gêneros literários. A área de Literatura da SOMOS Educação também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura desde a infância, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.

Leia também:  Moleque Piranha : livro infantil negro e periférico alcança bibliotecas da Baixada Fluminense e Complexo da Maré.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural e a riqueza da língua portuguesa. Ao incentivar a leitura de clássicos nacionais entre os jovens, estamos formando novos leitores capazes de apreciar as obras que marcaram a história da literatura brasileira e mundial. Além disso, a área de Literatura da SOMOS Educação apresenta um catálogo vasto com obras de diferentes gêneros literários para todas as idades. É importante lembrar que a leitura tem o poder de estimular a criatividade, o pensamento crítico e desenvolver empatia e habilidades socioemocionais.

.

Data 5 de maio
Evento Dia Mundial da Língua Portuguesa
Objetivo Valorizar a língua portuguesa e incentivar a leitura de clássicos nacionais entre os mais jovens
Livros selecionados pela SOMOS Literatura O Cortiço, Dom Casmurro, O Guarani, Os Sertões e A escrava Isaura
Área de Literatura da SOMOS Educação Mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários
Coletivo Leitor Portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia
Leia também:  Viver na pandemia: as novas rotinas da população

Com informações do site Portal Hortolândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *